Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Melhores fotos e vídeos do concurso Olhares sobre a Água e o Clima recebem premiação

Melhores fotos e vídeos do concurso Olhares sobre a Água e o Clima recebem premiação

por Ascom/ANA publicado 16/08/2010 00h00, última modificação 15/03/2019 09h20
Os autores das fotos e vídeos que mais se destacaram no I Concurso de Foto e Vídeo Olhares sobre a Água e o Clima estiveram na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília, em 13 de agosto, para receber a premiação de primeiro e segundo colocados de cada uma das quatro categorias em disputa. Os quatro vencedores ganharam um vale-viagem para conhecer as águas cristalinas de Bonito (MS) durante cinco dias. Todos os homenageados receberam o troféu da premiação e um kit dos organizadores do concurso: ANA, WWF-Brasil e HSBC Climate Partnership.
Vencedores e organizadores do concurso juntos
Os autores das fotos e vídeos que mais se destacaram no I Concurso de Foto e Vídeo Olhares sobre a Água e o Clima estiveram na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília, em 13 de agosto, para receber a premiação de primeiro e segundo colocados de cada uma das quatro categorias em disputa: fotos em alta resolução, fotos em baixa resolução de câmera ou de celular, vídeos editados em alta resolução e vídeos em baixa resolução de câmera ou celular. Os quatro vencedores ganharam um vale-viagem para conhecer as águas cristalinas de Bonito (MS) durante cinco dias. Todos os homenageados receberam o troféu da premiação e um kit dos organizadores do concurso: ANA, WWF-Brasil e HSBC Climate Partnership.
 
Para o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, o Olhares sobre a Água e o Clima contribui para a difusão do aspecto cultural da água, que precisa de mais destaque na sociedade brasileira. “Quando temos eventos com essa natureza, que ajudam a fortalecer a sensação de domínio e pertencimento da questão da água como um valor fundamental, ou seja, uma questão de natureza essencialmente cultural, sem dúvida isso repercute muito favoravelmente na tomada das decisões, seja nas questões econômicas ou regulatórias”, afirma.
 
De acordo com Dalvino Franca, diretor da ANA e membro da Comissão Julgadora do Olhares sobre a Água e o Clima, o concurso buscou despertar um olhar sobre a relação entre água e cultura, o que inclui o trabalho da instituição no sentido de conseguir o tombamento de recursos hídricos. “As fotos e os vídeos trouxeram um aspecto mais estético, lúdico, sensível que complementa as funções da Agência Nacional de Águas”, destaca.
 
Conforme a secretária-geral do WWF-Brasil, Denise Hamú, o concurso foi pautado pela qualidade e diversidade dos trabalhos. “A gente queria essa visão do profissional, do cidadão comum, da mulher, da criança, daquele que está com seu celular e de repente vai fazer uso daquele vídeo que ele pode gravar. É uma forma de você engajar todo mundo nesse novo olhar sobre a água e o clima”, afirma. Hamú também aproveitou a cerimônia para propor que o Olhares sobre a Água e o Clima seja uma iniciativa bienal.
 
Segundo o superintendente regional de Brasília do HSBC, Samuel Rizzo, a água é um assunto ambiental de primeira grandeza para sua instituição e um recurso natural limitado que só pode ser conservado por meio da educação ambiental. “O grande foco desse trabalho [do HSBC Climate Partnership] é a sensibilização e não tem outro caminho para que a gente possa preservar o meio ambiente de que nós tanto precisamos”, conclui.
 
Sobre o concurso
 
No total, 3247 fotos (1047 em alta resolução e 2210 em baixa) e 47 vídeos (16 em alta resolução e 31 em baixa) se inscreveram ao Olhares sobre a Água e o Clima, trabalhos que podem ser acessados no sítio www.olharesaguaeclima.org.br. O objetivo principal do concurso foi promover a reflexão sobre as questões envolvendo a água e as mudanças climáticas, a necessidade de conservação e a relação do homem com os elementos da natureza.
 
A primeira etapa da seleção dos trabalhos vencedores foi feita por votação popular via internet. Em seguida, as fotos e os vídeos votados pelos internautas foram submetidos à avaliação da Comissão Julgadora, composta por especialistas de meio ambiente, membros das instituições promotoras e profissionais de foto e vídeo. O Olhares sobre a Água e o Clima foi a forma escolhida pelos organizadores para contribuir com a Década da Água, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) a partir de 2005 e que segue até 2015.
Texto:Ascom/ANA
Foto:Raylton Alves /Banco de Imagens ANA