Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Leilões integrados para UHEs

Leilões integrados para UHEs

por Fonte: BRASIL ENERGIA HOJE publicado 28/04/2010 00h00, última modificação 14/03/2019 16h41
O presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, defendeu que os leilões para construção de usinas hidrelétricas passem a ocorrer de forma integrada, por bacia hidrográfica. Dessa maneira, cada concorrência contemplaria vários empreendimentos.
O presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, defendeu que os leilões para construção de usinas hidrelétricas passem a ocorrer de forma integrada, por bacia hidrográfica. Dessa maneira, cada concorrência contemplaria vários empreendimentos.

Segundo Vicente Guillo, esse procedimento deve acelerar os processos de licenciamento ambiental e de emissão da chamada Declaração de Reserva de Disponibilidade Hídrica, instrumento concedido pela agência para autorizar esse tipo de empreendimento.
 
Guillo participou nesta quarta-feira (28/4) de audiência pública sobre as hidrelétricas do Rio Madeira, em Rondônia, na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional.

A proposta do presidente da ANA foi elogiada pelo deputado Eduardo Valverde (PT-RO), um dos autores do requerimento para a realização da audiência, e pelo diretor estatutário da UHE Hidrelétrica Santo Antônio, Carlos Hugo de Araújo.
 
Ações de compensação das usinas Valverde elogiou também “o zelo e o cuidado” com as ações de compensação social e ambiental dos consórcios responsáveis pela construção das usinas Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira. Segundo o parlamentar, os projetos de compensação dos dois grupos podem servir de modelo para outros empreendimentos hidrelétricos, como o de Belo Monte, no Pará.
 
Apesar dos elogios, Valverde reconheceu que o futuro impacto das usinas nas áreas indígenas e nas atividades de pesca artesanal da região ainda depende de avaliação mais detalhada.
 
Da Redação, com Agência Câmara
 
Texto:Fonte: BRASIL ENERGIA HOJE