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Jornalistas discutem recursos hídricos na ANA

por ASCOM/ANA publicado 21/02/2008 00h00, última modificação 14/03/2019 16h35
O auditório da Agência Nacional de Águas (ANA) sediou, dia 06 de dezembro, o seminário 'Água, Comunicação e Sociedade', que reuniu 88 profissionais de comunicação, entre jornalistas e assessores de imprensa, de vários estados do Brasil. O objetivo foi discutir as relações entre água e desenvolvimen
O auditório da Agência Nacional de Águas (ANA) sediou, dia 06 de dezembro, o seminário "Água, Comunicação e Sociedade", que reuniu 88 profissionais de comunicação, entre jornalistas e assessores de imprensa, de vários estados do Brasil. O objetivo foi discutir as relações entre água e desenvolvimento sustentável; os desafios para inserir o tema dos recursos hídricos na pauta jornalística; o papel da mídia regional, entre outros.

"A água precisa ser tratada como um dos assuntos prioritários pelos diversos atores sociais; entre eles, a imprensa", disse José Machado, diretor-presidente da ANA. "Os profissionais de comunicação são importantes parceiros no processo de consolidação de uma gestão integrada da água", concluiu.

Durante palestra, o jornalista José Pedro Martins apontou o modelo participativo de gerenciamento de recursos hídricos brasileiros como um exemplo para outros setores. Além disso, ele destacou: "A Lei das Águas (Lei nº 9.433/97) tem potencialidade para impulsionar uma abordagem transversal, envolvendo segmentos como o da saúde, o da educação etc.".

Visando a ampliar e a qualificar a cobertura jornalística sobre recursos hídricos, os participantes do evento trocaram ainda idéias práticas sobre a atuação dos profissionais de
redação e de assessorias de imprensa.

O seminário "Água, Comunicação e Sociedade" foi promovido pela ANA e pela Global Water Partnership (GWP), com o apoio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).


Fonte: Revista Águas Subterrâneas