Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Instituições realizam pré-lançamento do Projeto Águas do Amanhã

Instituições realizam pré-lançamento do Projeto Águas do Amanhã

por Ascom/ANA publicado 22/03/2010 00h00, última modificação 14/03/2019 16h40
No encerramento do evento oficial do Dia Mundial da Água, em Curitiba, nesta segunda-feira, 22 de março, ocorreu o pré-lançamento do Projeto Águas do Amanhã, cujo objetivo é informar, sensibilizar, conscientizar e instigar a sociedade para uma agenda de conservação da biodiversidade, por meio do estímulo à gestão e utilização racional dos recursos hídricos, urbanos e rurais da região metropolitana de Curitiba. Além disso, a iniciativa busca a melhoria das águas da bacia do Alto Iguaçu. O Projeto tem como realizadores a Rede Paranaense de Comunicação (RPC), a Lupaluna Ambiental e o HSBC.
Programa visa a melhorar as águas da bacia do Alto Iguaçu
No encerramento do evento oficial do Dia Mundial da Água, em Curitiba, nesta segunda-feira, 22 de março, ocorreu o pré-lançamento do Projeto Águas do Amanhã, cujo objetivo é informar, sensibilizar, conscientizar e instigar a sociedade para uma agenda de conservação da biodiversidade, por meio do estímulo à gestão e utilização racional dos recursos hídricos, urbanos e rurais da região metropolitana de Curitiba. Além disso, a iniciativa busca a melhoria das águas da bacia do Alto Iguaçu. O Projeto tem como realizadores a Rede Paranaense de Comunicação (RPC), a Lupaluna Ambiental e o HSBC. A Agência Nacional de Águas (ANA), o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) e a Fundação Roberto Marinho apoiam a iniciativa – e foram as responsável pelo evento oficial do Dia Mundial da Água 2010 no Brasil –, além da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
 
O diretor da ANA, Paulo Varella, participou do pré-lançamento e destacou a importância de iniciativas como o Projeto Águas do Amanhã. “É preciso transformar informação em conhecimento. Só vamos conseguir isso juntando comunicação e ciência”, afirma. Além do dirigente compareceram o vice-presidente da RPC, Mariano Lemanski; o assessor técnico do Lactec, José Roberto Borghetti; entre outros.
 
Dia Mundial da Água
 
Durante a 2ª Conferência Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco 92), realizada no Rio de Janeiro, definiu-se que no dia 22 de março de cada ano seria celebrado do Dia Mundial da Água. Com a instituição do Dia Mundial da Água, os países foram convidados a aderir às recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU) referentes aos recursos hídricos, conforme os contextos de cada país. A cada ano a ONU escolhe um tema para a data. Em 22 de março também é celebrado anualmente o Dia Nacional da Água, o qual foi instituído em 14 de maio de 2003, por meio da Lei nº 10.670. Para mais informações, acesse: www.ana.gov.br/aguasdemarco/2010/
Texto:Ascom/ANA
Foto:Raylton Alves / Banco de Imagens ANA