Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > I Encontro Trinacional para a Gestão das Águas Fronteiriças e Transfronteiriças

I Encontro Trinacional para a Gestão das Águas Fronteiriças e Transfronteiriças

por ASCOM/ANA publicado 28/05/2007 00h00, última modificação 14/03/2019 16h36
Brasil, Argentina e Paraguai se reunirão em Foz do Iguaçu (PR), entre 3 e 6 de junho, no I Encontro Trinacional para a Gestão das Águas Fronteiriças e Transfronteiriças. O evento ocorrerá no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e visa a promover o intercâmbio de conhecimento e experiências entre organiz
Brasil, Argentina e Paraguai se reunirão em Foz do Iguaçu (PR), entre 3 e 6 de junho, no I Encontro Trinacional para a Gestão das Águas Fronteiriças e Transfronteiriças. O evento ocorrerá no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e visa a promover o intercâmbio de conhecimento e experiências entre organizações que atuam na região transfronteiriça das bacias do rio Paraná (entre Brasil e Paraguai) e dos rios Santo Antônio e Peperi-Guaçu (compartilhadas com a Argentina).

O Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), entre outros órgãos, apóiam a iniciativa da Câmara Técnica de Gestão de Recursos Hídricos Transfronteiriços no Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).

O I Encontro Trinacional também terá a finalidade de promover a articulação das instituições brasileiras, paraguaias e argentinas para que haja o desenvolvimento de mecanismos que permitam a gestão integrada e compartilhada dos recursos hídricos da região.

A organização do evento espera contar a participação de vários tipos de público. Foram convidados representantes de: instituições governamentais, organizações não-governamentais (ONGs), usuários dos três países, além de pessoas atuantes nas bacias dos rios Santo Antônio e Peperi-Guaçu e nas bacias que formam o reservatório da hidrelétrica de Itaipu.

A superintendente adjunta de Outorga e Fiscalização, Flavia Gomes de Barros, representará a ANA no Painel 3: Instrumentos de gestão das águas. A superintendente dará palestra sobre o tema em 04/05, das 13h às 14h30, e também será a facilitadora da Oficina 3, cujo tema é o mesmo do Painel 3.

Durante o I Encontro Trinacional, ocorrerão duas reuniões de câmaras técnicas do CNRH: a de Gestão de Recursos Hídricos Transfronteiriços e a de Educação, Capacitação, Mobilização Social e Informação em Recursos Hídricos. Ambos os trabalhos irão das 9h às 17h do dia 6.