Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Goiânia e Itumbiara têm encontro preparatório para a eleição do Comitê do rio Paranaíba

Goiânia e Itumbiara têm encontro preparatório para a eleição do Comitê do rio Paranaíba

por ASCOM/ANA publicado 29/02/2008 00h00, última modificação 14/03/2019 16h35
A bacia do rio Paranaíba abrange 133 municípios goianos, onde vivem cerca de 75% da população do estado.Na segunda-feira (3/3), a capital goiana sedia um encontro de mobilização para a instalação do Comitê do Paranaíba. Na terça (4/3), é a vez de Itumbiara, também em Goiás. Volta
A bacia do rio Paranaíba abrange 133 municípios goianos, onde vivem cerca de 75% da população do estado.

Na segunda-feira (3/3), a capital goiana sedia um encontro de mobilização para a instalação do Comitê do Paranaíba. Na terça (4/3), é a vez de Itumbiara, também em Goiás. Voltadas para representantes de organizações civis e de setores usuários de água (abastecimento humano, irrigação, hidroeletricidade, entre outros), as reuniões visam a informar sobre a bacia, o papel dos comitês e o processo eleitoral do colegiado, cujas inscrições vão até o dia 17 de março.

A bacia do rio Paranaíba abrange Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. Somente o estado goiano conta com 18 vagas no comitê do Paranaíba, distribuídas da seguinte forma: cinco para o poder público (estadual e municipal); nove para os setores usuários (abastecimento, irrigação, indústria, hidroeletricidade etc.) e quatro para a sociedade civil (organizações de ensino e pesquisa e organizações não-governamentais).

Conflitos pelo uso da água
A maior parte do Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás provém de atividades com interface com os recursos hídricos, como agropecuária, indústria, turismo, mineração entre outras. Extremamente modificada pela ação do homem, a bacia do rio Paranaíba já apresenta conflitos pelo uso da água.

Em Goiás, verifica-se um uso elevado de água para irrigação em contraposição à insuficiência hídrica para o abastecimento de grandes centros urbanos. Além disso, registram-se problemas entre irrigantes e empresas geradoras de energia elétrica.

Para obter mais informações sobre a bacia acesse: /www/cbhparanaiba/.

Processo eleitoral
Regidas pelo Edital de Convocação nº 1/2008, as inscrições estão abertas desde o dia 18/2, podendo ser feitas diretamente em postos nas unidades federativas de Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, ou pelos Correios – com aviso de recebimento ou Sedex. A lista completa dos locais de inscrição consta do Edital de Convocação.

Encontros em Goiás

Goiânia (GO)
Quando: 3/3/08, das 14h às 18h
Onde: Auditório do Ministério Público do Estado de Goiás, Rua 23, esquina com a Av. Fued José Sebba, Qd. 06, Lts. 15/25, Jd. Goiás.

Itumbiara (GO)
Quando: 4/3/08, das 14h às 18h
Onde: Auditório da ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara, Av. Beira Rio, 1001.