Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Fortaleza sedia Segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas

Fortaleza sedia Segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas

por ASCOM-ANA publicado 22/02/2010 00h00, última modificação 14/03/2019 16h40
ICID ocorre pela segunda vez após 18 anos, quando precedeu as discussões da RIO 92 irá promover discussões em torno do desenvolvimento seguro e sustentável nas regiões do semiárido e servirá como base para discussões na RIO+20

Evento irá promover discussões em torno do desenvolvimento seguro e sustentável nas regiões do semiárido e servirá como base para discussões na RIO+20

A capital do Ceará vai sediar novamente a Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável em Regiões Semiáridas (ICID). O evento em Fortaleza ocorre 18 anos após a primeira edição e será realizado entre 16 e 20 de agosto de 2010. A conferência reunirá formuladores de políticas públicas, cientistas e membros da sociedade civil para promover o desenvolvimento seguro e sustentável na regiões semiáridas do mundo.

Em 1992, a primeira ICID deu voz a pessoas de áreas áridas durante a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), realizada no Rio de Janeiro. A ICID 2010, ou ICID+18, será o maior centro de discussões do mundo sobre o tema.  A ICID  92, realizada em janeiro de 1992, foi fundamental para que o tema do semiárido fosse debatido durante a ECO 92, no Rio de Janeiro. Assim como a primeira conferência, o objetivo é que a ICID+18 servirá como base para discussões na RIO+20.

A ICID 2010 está sendo organizada pelo governo do Estado do Ceará e pelo Ministério do Meio Ambiente e tem o apoio da Agência Nacional de Águas (ANA) e de várias entidades brasileiras e internacionais como Banco do Nordeste do Brasil, Embrapa, Universidade Federal do Ceará e Universidade de Illinois (EUA).

O encontro será organizado em torno de quatro áreas temáticas: 1) Informações Climáticas; 2) Clima e Desenvolvimento Sustentável; 3) Governança e Desenvolvimento Sustentável e 4) Processos de Políticas Públicas e Instituições. Para atingir estes objetivos, os organizadores da ICID 2010 solicitam artigos relacionados com essas quatro áreas temáticas da conferência. Com base nestes artigos e naqueles a serem apresentados no contexto da Thematic Streams, a ICID 2010 irá produzir e publicar recomendações que servirão de guia para análises e políticas públicas que objetivem a redução de vulnerabilidade e a melhoria do padrão de vida das pessoas que vivem em terras semiáridas ao redor do mundo.

A ICID+18 irá gerar, publicar e apresentar recomendações para orientar análises e formulação de políticas públicas de caráter global, regional, nacional e local na tentativa de reduzir a vulnerabilidade e melhorar a vida de pessoas que vivem em terras áridas do planeta. As inscrições para os trabalhos estão abertas até o dia 15 de março. Os interessados deverão acessar a página do evento na internet.

Datas importantes

15 de março de 2010 -  Submissão de propostas
 
Até Junho de 2010 - Preparação, eventos preparatórios
 
Abril-Julho de 2010 -  Preparação da agenda, verificações finais
 
16-20 de Agosto de 2010 - Conferência
 
Setembro 2010-Dezembro 2011 -  Acompanhamento, publicações, Disseminação
 
 
  
Mais informações

Secretaria Executiva – ICID+18
Telefone: +55 (61) 3424-9608
E-mail: contact@icid18.org


Texto:ASCOM-ANA