Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Fiesp lança Manual de Conservação e Reúso de Água na Agroindústria Sucroenergética

Fiesp lança Manual de Conservação e Reúso de Água na Agroindústria Sucroenergética

por ASCOM/ANA publicado 01/12/2009 23h00, última modificação 14/03/2019 16h38
Fiesp participou da eleboração deste trabalho inéditoO Manual de conservação e reuso de água na agroindústria sucroenergética será lançado oficialmente neste dia 2, quarta-feira, das 10h às 13h, no Sheraton São Paulo WTC Hotel. Sua elaboração foi incentivada por diversas entidade
Fiesp participou da eleboração deste trabalho inédito

O Manual de conservação e reuso de água na agroindústria sucroenergética será lançado oficialmente neste dia 2, quarta-feira, das 10h às 13h, no Sheraton São Paulo WTC Hotel. Sua elaboração foi incentivada por diversas entidades, entre elas, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a Agência Nacional de Águas (ANA), a União da Indústria da Cana de Açúcar (ÚNICA) e o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).

A Fiesp firmou, anteriormente, parceria com a ANA para elaboração de diversos manuais técnicos, incluindo este que será lançado, o terceiro já produzido.

O Manual, inédito para este setor, disponibiliza informações ambientais, de gerenciamento de recursos, adoção e utilização de processos industriais de modo sustentável e traz, ainda, um panorama dos recursos hídricos no Brasil e no mundo.

Também contempla um perfil do setor sucroenergético, apresentando tendências de mercado e distribuição geográfica das usinas no Brasil e no Estado de São Paulo por bacia hidrográfica. Traz, ainda, o balanço hídrico industrial, calculando-se os usos de água de cada operação industrial. Outros aspectos abordados são a necessidade de preservação dos solos agrícolas da atividade canavieira e aspectos da legislação e normas aplicadas ao setor, especialmente no que se refere ao pagamento pelo uso da água.

Entre as autoridades previstas no evento, o presidente Paulo Skaf (Fiesp), ao lado de José Machado (ANA), Marcos Jank (Única) e Roberto Barbosa (CTC).

A abertura ficará a cargo de Victor Bicca Neto, diretor de assuntos governamentais Coca-Cola Brasil. Em seguida, será feita a apresentação do Manual por André Elia Neto, do CTC.

SERVIÇO:

Lançamento do Manual de Conservação e Reuso de Água na Agroindústria Sucroenergética
Quando: dia 2 de dezembro, das 10h às 13h
Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel (Av. das Nações Unidas, 12.559, Brooklin).
Coletiva: às 11h30 (previsão)

Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP)
Assessoria de Jornalismo Institucional
Jornalista Responsável: Ricardo Viveiros (MTb.18.141)
rviveiros@fiesp.org.br --- Tel.: (11) 3549.4470
Jornalista: Rose Matuck (MTb. 16.371) – rmatuck@fiesp.org.br – (11) 3549.4602
Setorista: Solange Sólon Borges (MTb. 18.373) – solange.borges@fiesp.org.br – (11) 3549.4590
Assistente: Thiago Eid – thiago.eid@fiesp.org.br – (11) 3549.4282
www.twitter.com/fiesp

Fonte: Fiesp