Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Estado de Minas Gerais abre rodada de reuniões para a eleição do Comitê do Paranaíba

Estado de Minas Gerais abre rodada de reuniões para a eleição do Comitê do Paranaíba

por ASCOM/ANA publicado 07/05/2008 00h00, última modificação 14/03/2019 16h35
O processo eleitoral do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba chega à reta final: agora é a vez de escolher, entre os 457 habilitados, os representantes de municípios, de setores usuários de água e de entidades civis. Estão em disputa 38 cadeiras, distribuída
Denise Caputo

O processo eleitoral do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba chega à reta final: agora é a vez de escolher, entre os 457 habilitados, os representantes de municípios, de setores usuários de água e de entidades civis. Estão em disputa 38 cadeiras, distribuídas entre os estados banhados pela bacia: Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. Esta semana, eleições acontecem em reuniões plenárias em Uberlândia(MG).

A bacia do rio Paranaíba possui uma economia bastante variada, passando pela geração de energia elétrica, monocultura de grãos, criação de gado, mineração, indústria e turismo.

Entre os principais problemas de água na bacia estão o uso exacerbado na irrigação, sem considerar os outros setores usuários; a insuficiência hídrica para o abastecimento de grandes centros urbanos, e a poluição por esgotos domésticos sem tratamento (59% da população é atendida por rede de esgoto; desse valor, só 21,7% é tratado).

Para ter mais informações sobre o processo de instalação do Comitê do Paranaíba, acesse www.paranaiba.cbh.gov.br/listaparanaiba.asp.