Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Especialistas debatem gestão de águas compartilhadas

Especialistas debatem gestão de águas compartilhadas

por Ascom/ANA publicado 31/03/2010 00h00, última modificação 14/03/2019 16h41
Promover o intercâmbio para a gestão regional das águas compartilhadas, fronteiriças e transfronteiriças, por meio do conhecimento experiência na América Latina e Caribe e da interação entre os países da região. Este é o objetivo do 2º Encontro para Gestão de Águas Compartilhadas – Fronteiriças e Transfronteiriças da América Latina e Caribe
Promover o intercâmbio para a gestão regional das águas compartilhadas, fronteiriças e transfronteiriças, por meio do conhecimento experiência na América Latina e Caribe e da interação entre os países da região. Este é o objetivo do 2º Encontro para Gestão de Águas Compartilhadas – Fronteiriças e Transfronteiriças da América Latina e Caribe, que ocorre entre 28 e 31 de março em Foz do Iguaçu (PR). Várias instituições realizam o evento, entre elas a Agência Nacional de Águas (ANA), Itaipu Binacional e o Governo do Paraná.
 
O Encontro é voltado para diversos públicos: representantes de governo, organizações não governamentais, usuários de recursos hídricos fronteiriços e transfronteiriços dos países da América Latina e do Caribe, instituições gestoras de recursos hídricos e de meio ambiente. Em cada apresentação e debate foram identificadas as boas práticas de gestão de águas fronteiriças e transfronteiriças, oportunidades e desafios, a fim de que se estabeleça uma agenda de intercâmbio e divulgação destas ações e sua replicação regionalmente.
 
Desde a abertura, em 28 de março, a ANA tem participação ativa no 2º Encontro para Gestão de Águas Compartilhadas. Além de ter sido representada na solenidade de abertura pelo diretor Paulo Varella, a Agência, logo na palestra inicial, aproveitou a oportunidade para lançar o I Seminário Internacional de Direito de Águas, que ocorrerá em Brasília entre 24 e 27 de maio e é promovido pela ANA e pela Escola da Advocacia-Geral da União (AGU).
 
Em 29 de março o diretor Paulo Varella também realizou apresentação sobre o Áquífero Guarani no contexto das águas transfronteiriças na América Latina. No mesmo dia, outro diretor da ANA, Dalvino Franca, fez a moderação da mesa sobre casos de gestão regional de águas fronteiriças e transfronteiriças.
 
No dia seguinte, o especialista em recursos hídricos da ANA, Wagner Villela, moderou mesa a respeito das perspectivas da gestão da bacia do rio Uruguai. Já o assessor da ANA, Mauri Pereira, apresentou oficina sobre a construção de programa regional para a gestão das águas fronteiriças e transfronteiriças no âmbito do Codesul, Departamentos do Paraguai e Uruguai e Províncias de Crenecea – Argentina.
 
Nesta quarta-feira, 31 de março, em diversos horários, ocorrem visitas técnicas à Central Hidrelétrica de Itaipu e Parque Tecnológico Itaipu, além da Estação de Tratamento de Água da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) no Refúgio Biológico Bela Vista e do Canal da Piracema.
 
Para mais informações, acesse www.celebraeventos.com.br/transfronteirico
Texto:Ascom/ANA