Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce a todo vapor

Elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce a todo vapor

por ASCOM/ANA publicado 08/08/2008 00h00, última modificação 14/03/2019 16h35
Os trabalhos para elaboração do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do rio Doce (PIRH Bacia do rio Doce) estão a todo vapor. Sob a coordenação da Agência Nacional de Águas (ANA), o Grupo de Acompanhamento Técnico do Plano (GAT) realizará reuniões
Carol Braz

Os trabalhos para elaboração do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do rio Doce (PIRH Bacia do rio Doce) estão a todo vapor. Sob a coordenação da Agência Nacional de Águas (ANA), o Grupo de Acompanhamento Técnico do Plano (GAT) realizará reuniões públicas com membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas com atuação em bacias de afluentes mineiros e capixabas – oportunidades nas quais serão apresentados o diagnóstico, o prognóstico e o Plano, propriamente dito.

Iniciativa da ANA, do Instituto Estadual de Meio Ambiente do Espírito Santo (Iema) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), o Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do rio Doce é um dos instrumentos previstos na Política Nacional de Recursos Hídricos. A elaboração de tal instrumento de forma articulada garante ao Plano um caráter legítimo, com aplicação à realidade hídrica da bacia e com possibilidade de desenvolvimento de projetos prioritários.

O PIRH conta com a participação de dez comitês de bacia: o CBH Doce, seis comitês com atuação em bacias de afluentes mineiros (Piranga, Piracicaba, Santo Antônio, Suaçuí, Caratinga e Manhuaçu) e três comitês do lado capixaba (Guandu, São José e Santa Maria do Doce). A estimativa é que após 15 meses de trabalho o Plano Integrado esteja finalizado e com aplicação garantida na bacia hidrográfica. Trata-se de uma etapa essencial para o avanço da gestão dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do rio Doce.

Mais informações sobre o PIRH Bacia do rio Doce podem ser encontradas em http://www.pirhdoce.com.br.

Memória

O contrato para elaboração do PIRH da Bacia Hidrográfica do rio Doce e dos Planos de Ações de Recursos Hídricos das bacias afluentes (PARH's) foi assinado em 28 de abril de 2008. Em junho, a ANA promoveu, em parceria com o CBH Doce, uma capacitação para membros do Comitê e dos comitês de bacias afluentes para o acompanhamento da elaboração do PIRH.