Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Divulgados os representantes do Comitê do Paranaíba

Divulgados os representantes do Comitê do Paranaíba

por ASCOM/ANA publicado 02/06/2008 00h00, última modificação 14/03/2019 16h35
Após longo processo de mobilização, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba já tem seus membros titulares e suplentes. O processo eleitoral do colegiado terminou em 15/5 e preencheu 38 cadeiras titulares, distribuídas entre os estados de Goiás, Minas Gerais,
Denise Caputo

Após longo processo de mobilização, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba já tem seus membros titulares e suplentes. O processo eleitoral do colegiado terminou em 15/5 e preencheu 38 cadeiras titulares, distribuídas entre os estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. Os eleitos - e os indicados pelos poderes estaduais/distrital - podem ser conferidos no Diário Oficial da União do dia 29/5 (veja anexo ao final do texto).

A cerimônia de posse será na próxima terça-feira (10/6), às 9h, em Goiânia. No mesmo dia, será eleita a diretoria do colegiado. Com relação aos representantes titulares e suplentes do Poder Público Federal, eles ainda não foram divulgados.

A bacia
A bacia do rio Paranaíba banha 193 municípios dos estados de Goiás (133), Minas Gerais (55) e Mato Grosso do Sul (4), além do Distrito Federal.

A população da área é de cerca de 8,5 milhões de habitantes – os quais movimentam uma economia bastante diversificada, com muitas interfaces com a água. Geração de energia, irrigação e abastecimento humano estão entre os principais usos de água da região.

Comitê do Paranaíba
O CBH Paranaíba foi criado em 2002 por decreto presidencial, com o objetivo de permitir uma gestão participativa e democrática da água. O Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) indicou, então, uma diretoria provisória para orientar o processo de instalação do colegiado. Este processo foi coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA), com o apoio dos estados integrantes da bacia.

Os membros do comitê foram escolhidos mediante eleição (representantes de prefeituras, usuários e sociedade civil) e por indicação (representantes da União e dos estados). O processo eleitoral contou com 457 habilitados.

Para mais informações, acesse www.paranaiba.cbh.gov.br.