Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Diretores da ANA participam de audiência pública no Senado

Diretores da ANA participam de audiência pública no Senado

por Rosana Hessel publicado 07/12/2009 23h00, última modificação 14/03/2019 16h38
O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, participou da abertura 44ª reunião da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado Federal, onde fez um balanço de sua gestão, iniciada em 21/12/2005 e que termina no próximo dia 20
O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, participou da abertura 44ª reunião da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado Federal, onde fez um balanço de sua gestão, iniciada em 21/12/2005 e que termina no próximo dia 20.

O presidente da Comissão, senador Renato Casagrande (PSB-ES) elogiou o trabalho de Machado à frente da instituição. “Avançamos em várias parcerias e espero que esse trabalho conjunto da ANA com o Senado continue para que o tema água esteja na pauta da política nacional”, disse.

Durante sua exposição, Machado destacou o fato de a ANA ser uma agência nova (com apenas nove anos) e em crescimento constante. “Vamos incorporar mais 152 concursados no final deste ano e, com isso, totalizar mais de 750 servidores na casa. Isso é um indicador do crescimento da agência que sofre uma evolução positiva”, afirmou.

O presidente da ANA procurou enumerar os trabalhos realizados durante a sua gestão e destacou os importantes estudos que serão lançados amanhã, quarta-feira (9/12): Atlas Regiões Metropolitanas, Atlas Sul e Atlas Nordeste. Os relatórios mapeiam o abastecimento urbano de água em quase três mil cidades brasileiras e dão as sugestões de investimentos necessários para garantir a segurança hídrica nesses municípios. “O mapa completo do diagnóstico da situação hídrica com as soluções será colocado na internet e estará disponível para todos os cidadãos”, afirmou.

O diretor da ANA, Benedito Braga, cujo segundo mandato também termina praticamente junto com o de Machado, participou da mesa de discussões na Comissão de Meio Ambiente do Senado. Em seu breve discurso, Braga elogiou a gestão de Machado e buscou destacar o ambiente de amizade na casa. “Passamos para outro patamar do ponto de vista político com a gestão de Machado, que ajudou a levar para o tema água para a agenda do governo”, afirmou.

O presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), Francisco de Assis de Souza Filho, também participou da audiência pública no Senado. Ele foi convidado por Casagrande para fazer um balanço do resultado do XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, realizado em Campo Grande (MS), entre os dias 22 e 26 de novembro.
Texto:Rosana Hessel
Foto:Rosana Hessel