Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Deputado Leonardo Gadelha quer debater gestão das águas do São Francisco na Paraíba

Deputado Leonardo Gadelha quer debater gestão das águas do São Francisco na Paraíba

por Fonte: Click PB publicado 26/05/2010 00h00, última modificação 14/03/2019 16h42
Com a conclusão das obras do Eixo Leste e a chegada das águas do São Francisco à Paraíba, o deputado Leonardo Gadelha quer discutir a gestão das águas no estado. Ele ressaltou a necessidade de um plano de gestão que garanta o uso democrático da água.
Com a conclusão das obras do Eixo Leste e a chegada das águas do São Francisco à Paraíba, o deputado Leonardo Gadelha quer discutir a gestão das águas no estado. Ele ressaltou a necessidade de um plano de gestão que garanta o uso democrático da água.
 
“Além de garantir o acesso de todos às águas, precisamos definir estratégias de utilização, assegurando o bom uso de cada gota do São Francisco que chegar ao nosso estado”. Leonardo explica que, em um primeiro momento, o volume de água outorgado pela Agência Nacional de Águas (ANA) “será de 26m³/s, o suficiente para o uso humano e a dessedentação animal”. Porém, os canais do projeto de integração comportam até 127m³/s.
 
“Chegará o dia em que será necessário discutir a destinação desse volume extra de águas para os eixos da integração de bacias e é imperativo que definamos formas de utilizar todo esse volume de maneira segura e voltada ao Desenvolvimento da região”, reforça Leonardo. A intenção do parlamentar é estruturar um plano de gestão que contemple as possibilidades de utilização das águas e que beneficie a toda a sociedade.
 
“Por determinação do governador José Maranhão, que entende a importância de todo o projeto, o secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Francisco Sarmento, elaborou um plano de distribuição das águas em território paraibano que contempla a construção de adutoras, canais e reservatórios. Estamos avançados no tocante à distribuição e é importante que debatamos a destinação das águas”. Para Leonardo esse é mais um ponto que reforça a necessidade da discussão do tema.
 
“É possível se pensar no incremento da agricultura familiar, do setor de serviços e até indústrias, pois passaremos a ter segurança hídrica. Mesmo que venha a seca, teremos água suficiente. Precisamos estar preparados para esta nova realidade”, lembra Leonardo Gadelha.
 
A transposição tem sido uma das bandeiras de luta do deputado Leonardo Gadelha, que conhece de perto o projeto. “Cresci assistindo ao deputado Marcondes Gadelha defender e fortalecer o projeto quando poucas pessoas acreditavam que ele pudesse sequer sair do papel”. Leonardo se juntou ao pai, deputado federal Marcondes Gadelha, e fez coro na defesa do projeto. “Hoje tenho a alegria de presenciar a realização de um sonho de décadas que se concretizou graças à determinação e à luta da nossa gente”.
 
O deputado pretende promover encontros com os setores ligados ao tema com a participação da sociedade e do poder público. “Precisamos partir na frente e elaborar estratégias que resultem em benefícios diretos para os paraibanos. Estamos vendo um sonho secular se tornar realidade e devemos estar preparados para esta nova era, esta verdadeira redenção que será a conclusão das obras de transposição do São Francisco”, finaliza Leonardo.
 
Texto:Fonte: Click PB