Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Definida a lista de aprovados para curso internacional de medição em grandes rios

Definida a lista de aprovados para curso internacional de medição em grandes rios

por Ascom/ANA publicado 19/07/2010 00h00, última modificação 15/03/2019 09h19
O Curso Internacional de Medição de Descarga Líquida em Grandes Rios: Técnicas de Medição contará com a participação de 33 profissionais de monitoramento de recursos hídricos de cinco países: Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru. A capacitação, gratuita, ocorrerá em Manaus e Manacapuru (AM) entre 6 e 16 de agosto e contará com aulas práticas no rio Solimões – que faz parte da bacia amazônica, a maior do mundo em extensão e volume d’água – e teóricas.
Rio Solimões (AM)
O Curso Internacional de Medição de Descarga Líquida em Grandes Rios: Técnicas de Medição contará com a participação de 33 profissionais de monitoramento de recursos hídricos de cinco países: Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru. A capacitação, gratuita, ocorrerá em Manaus e Manacapuru (AM) entre 6 e 16 de agosto e contará com aulas práticas no rio Solimões – que faz parte da bacia amazônica, a maior do mundo em extensão e volume d’água – e teóricas. O curso tem o objetivo de capacitar profissionais de recursos hídricos do Brasil e demais países sul-americanos nas técnicas e metodologias utilizadas nos trabalhos de medição e de cálculo de descarga líquida em grandes rios.
 
Organizada pela Agência Nacional de Águas (ANA), Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a capacitação ainda conta com o apoio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), que arcará com os custos dos participantes colombianos e peruanos, pois tais países fazem parte da bacia amazônica. Os demais técnicos – ou suas respectivas instituições – terão de arcar com as despesas com diárias e passagens. Todos os participantes deverão portar notebook para acompanhar as aulas do curso. Ao final, será emitido certificado de participação.
 
Além das aulas teóricas, o curso demonstrará diferentes técnicas de medição de grandes rios: método do barco ancorado, método do barco não ancorado e Acústico Doppler. Além disso, haverá aula prática de coleta de sedimentos e de análise dos parâmetros de qualidade de água. Instrutores de várias instituições ministrarão o curso: ANA, CPRM, Itaipu Binacional e Cohidro Consultoria de Estudos e Projetos.
 
Informações
 
Para mais informações, entre em contato com a Gerência de Capacitação da ANA, por meio do telefone (61) 2109-5266 ou pelo e-mail gecap@ana.gov.br.
 
Texto:Ascom/ANA
Foto:Cláudia Dianni/Banco de Imagens ANA