Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Controle de macrófitas aquáticas é tema de palestra na ANA

Controle de macrófitas aquáticas é tema de palestra na ANA

por ASCOM/ANA publicado 31/08/2007 00h00, última modificação 14/03/2019 16h37
Nesta segunda-feira, 03/09, às 16h, o auditório da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília, sediará a palestra 'Controle de Macrófitas Aquáticas'. O professor Robinson Antonio Pitelli, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, proferirá a palestra, que será encerrada com comen
Nesta segunda-feira, 03/09, às 16h, o auditório da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília, sediará a palestra "Controle de Macrófitas Aquáticas". O professor Robinson Antonio Pitelli, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, proferirá a palestra, que será encerrada com comentários e discussões dos presentes. O evento é aberto ao público.

As macrófitas aquáticas são plantas que habitam desde brejos até debaixo d’água. Até um determinado nível, a presença das macrófitas garante oxigênio, alimento e abrigo para a vida aquática. Porém, quando em excesso, essas plantas podem dificultar a navegação, a pesca, atividades de lazer e causar o entupimento de turbinas de hidrelétricas, o que tende a reduzir a eficiência das usinas.

Vários fatores podem contribuir para o desenvolvimento de grandes massas de macrófitas aquáticas, como: o lançamento de esgotos e fertilizantes agrícolas em cursos e reservatórios de água. Ações como estas provocam o desequilíbrio que proporciona o crescimento acelerado dessas plantas.

Para mais informações, entre em contato com Pedro Cunha por meio do telefone (61) 2109-5373 ou pelo e-mail cunha@ana.gov.br