Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Comitês de Bacias de todo o Brasil avaliam o panorama da gestão das águas

Comitês de Bacias de todo o Brasil avaliam o panorama da gestão das águas

por ASCOM/ANA publicado 18/10/2007 23h00, última modificação 14/03/2019 16h35
“O desafio das águas”: este é o tema do IX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, que ocorrerá entre os dias 23 e 27 deste mês em Foz do Iguaçu (PR). Na ocasião, cerca de 1,5 mil participantes se reunirão para avaliar a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e identi
“O desafio das águas”: este é o tema do IX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, que ocorrerá entre os dias 23 e 27 deste mês em Foz do Iguaçu (PR). Na ocasião, cerca de 1,5 mil participantes se reunirão para avaliar a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e identificar as oportunidades e os desafios para a promoção da gestão integrada das águas.

A cerimônia de abertura do evento, no dia 23/10 às 20h, contará com a presença do diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado. No dia 26/10, o diretor Oscar Cordeiro Netto também participará do encontro com uma oficina sobre a gestão de águas transfronteiriças.

Considerados uma espécie de parlamento das águas, os Comitês de Bacias constituem a base do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. São um exemplo de gestão ambiental democrática: representantes do poder público, da sociedade civil organizada e dos usuários de água têm cadeira nesses colegiados.

Em todo o Brasil, há mais de 110 Comitês em rios estaduais. Além disso, há seis instalados e dois em instalação em rios de domínio da União. Todos esses colegiados integram o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, criado em 1999, durante o I Encontro Nacional de Comitês, em Ribeirão Preto (SP).

Oficinas variadas
“Cobrança pelo uso da água: construção de preço” é o tema da oficina que será ministrada, de 24 a 26 de outubro, durante a manhã, pelo gerente de Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos da ANA, Patrick Thomas.

Nesses mesmos dias, de 8h às 11h, o superintendente adjunto de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência, Ney Maranhão, ministrará o curso “Metodologias para elaboração de Plano de Bacia”.

Além disso, em 25/10, a partir das 16h30, o assessor parlamentar da ANA, Cláudio Di Mauro, participará de mesa redonda com o seguinte tema: “Leis de Recursos Hídricos – A Evolução e Aplicabilidade da Lei”.

Confira a programação completa em: http://www.rebob.org.br/

Serviço
IX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas
Data: 23 a 27 de outubro de 2007
Local: Rafain Palace Hotel – Avenida Olimpio Rafagnin, 2.357, P. Imperatriz, Foz do Iguaçu (PR)