Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Começa mobilização para renovar Comitê do S. Francisco

Começa mobilização para renovar Comitê do S. Francisco

por ASCOM/ANA publicado 13/01/2010 23h00, última modificação 14/03/2019 16h39
O comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) começou o período de mobilização para a eleição que vai renovar seus 62 membros. A partir deste mês serão feitas várias reuniões de esclarecimentos em todas as bacias de rios afluentes.

O comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) começou o período de mobilização para a eleição que vai renovar seus 62 membros. A partir deste mês serão feitas várias reuniões de esclarecimentos em todas as bacias de rios afluentes.  Os interessados em concorrer a uma vaga devem preencher o formulário de inscrição e enviá-lo para um dos endereços que constam do edital até o dia 15 de abril.

 

O comitê de bacia é o responsável pelo debate e deliberação sobre os usos das águas da bacia. Há vagas para usuários que captam água diretamente nos rios, para prefeituras municipais e organizações da sociedade civil que atuam na proteção dos recursos hídricos.

 

Além dessas categorias, os governos dos Estados da bacia (Alagoas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe), do Distrito Federal e do Governo Federal também integram o Comitê. Mais informações podem ser obtidas no site http://www.saofrancisco.cbh.gov.br/.

 

O rio São Francisco nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais, escoando no sentido sul-norte pela Bahia e Pernambuco, quando altera seu curso para leste, chegando ao Oceano Atlântico pela divisa entre Alagoas e Sergipe. Cerca de 16 milhões de pessoas vivem na região da bacia, em 504 municípios. A foto ao lado mostra os meandros da foz do São Francisco em Sergipe.

 

Calendário do Processo Eleitoral

 

ETAPAS

PERÍODOS EM 2010

Mobilização social

1º de janeiro a 15 de abril

Inscrições

15 de março a 15 de abril

Divulgação da lista preliminar dos habilitados, dos inabilitados e de pendências

30 de abril

Recursos ao processo

10 a 14 de maio

Publicação da lista final dos habilitados

21 de maio

Plenárias Eleitorais dos Poderes Públicos Municipais

24 a 28 de maio

Plenárias Eleitorais dos Usuários e das Organizações Civis

31 de maio a 25 de junho

Plenárias Eleitorais Indígenas e de Comunidades Tradicionais

1 a 18 de junho

Plenária do CBHSF para posse dos membros e eleição da Diretoria

9 e 10 de agosto

 

Foto:Zig Koch/Banco de Imagens ANA