Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Começa a mobilização para instalar o Comitê do Paranaíba

Começa a mobilização para instalar o Comitê do Paranaíba

por ASCOM/ANA publicado 12/11/2007 23h00, última modificação 14/03/2019 16h36
Terceira maior em extensão no Brasil, a bacia hidrográfica do rio Paranaíba será a próxima a contar com um comitê, colegiado integrado por representantes de usuários de água, do poder público e da sociedade civil organizada. Para isso, a Agência Nacional de Águas (ANA) iniciou este mês programa de
Terceira maior em extensão no Brasil, a bacia hidrográfica do rio Paranaíba será a próxima a contar com um comitê, colegiado integrado por representantes de usuários de água, do poder público e da sociedade civil organizada. Para isso, a Agência Nacional de Águas (ANA) iniciou este mês programa de mobilização, com o objetivo de assegurar a participação do maior número de segmentos envolvidos na gestão de recursos hídricos nos estados da bacia (Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal).

Para capacitar os mobilizadores, a Agência realizou entre os dias 7 e 8/11, em Araguari (MG), uma oficina. Conhecimentos gerais sobre a gestão e a legislação de recursos hídricos – com destaque para a atuação dos comitês de bacia –, além de ampla caracterização do Paranaíba, foram discutidos com 31 representantes dos quatro estados da bacia.

O comitê
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba) foi criado em 2002 por decreto presidencial. O Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) indicou, então, uma diretoria provisória para orientar o processo de instalação do colegiado. Este processo é coordenado pela ANA com o apoio dos estados integrantes da bacia.

Os membros do comitê serão escolhidos mediante eleição (representantes de prefeituras, usuários e sociedade civil) e por indicação (representantes da União e dos estados). O início do processo eleitoral está previsto para o final de janeiro de 2008.

A bacia
A bacia do rio Paranaíba é a segunda maior unidade hidrográfica da Região Hidrográfica do Paraná, com 25,4% de sua área. Isto corresponde a uma área de drenagem de mais de 222.767Km2, abrangendo os estados de Goiás (65%), Minas Gerais (30%), Distrito Federal (3%) e do Mato Grosso do Sul (2%).