Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Ciência mostra caminho a seguir

Ciência mostra caminho a seguir

por Fonte: A Crítica (AM) publicado 25/05/2010 00h00, última modificação 14/03/2019 16h42
A ciência, segundo as pesquisadoras Socorro Rocha da Silva e Hillandia Brandão, tem Mostrado o caminho da preservação dos mananciais, mas não tem sido ouvida..Exemplos são dados com o alerta para a necessidade dos igarapés e a preservação das matas ciliares desses leitos.

A ciência, segundo as pesquisadoras Socorro Rocha da Silva e Hillandia Brandão, tem Mostrado o caminho da preservação dos mananciais, mas não tem sido ouvida..

Exemplos são dados com o alerta para a necessidade dos igarapés e a preservação das matas ciliares desses leitos. As nascentes do iguarapé de Educandos, na reserva de refúgio da vida silvestre Sauim Castanheira, Zona Leste, e do igarapé do São Raimundo, no Tarumã, Zona Oeste, apresentam indícios de alteração.

As pesquisadoras acreditam que o mito da abundancia de água no Amazonas ainda é muito forte e, por conta disso, os inúmeros problemas existentes acabam não chamando a atenção mesmo inseridos em projetos a Agência nacional de água (ANA). Os editais da agência são direcionados para o Brasil inteiro e como o Amazonas não tem representante nos conselhos, dominados por pesquisadores do Sul e Sudeste, os projetos da região não são levados em conta. “Não emplacamos quase nada”, diz Hilandia, que gostaria de ver as agências de fomento e pesquisa mais atentas aos projetos de pesquisa regionais.

Texto:Fonte: A Crítica (AM)