Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Bacia do São Francisco ganha 2º Centro Integrado de Referência

Bacia do São Francisco ganha 2º Centro Integrado de Referência

por ASCOM/ANA publicado 02/08/2007 00h00, última modificação 14/03/2019 16h38
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e a Agência Nacional de Águas (ANA), inauguraram nesta quarta-feira (01) o 2º Centro Integ
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e a Agência Nacional de Águas (ANA), inauguraram nesta quarta-feira (01) o 2º Centro Integrado de Referência da Revitalização do Rio São Francisco, no Pólo de Verde Grande, em Montes Claros (MG). Na ocasião, também foi inaugurado o escritório regional do Programa de Gestão de Conflitos Relacionados à Mineração (Gescom).

O Centro de Referência da Revitalização é um espaço para o desenvolvimento de ações integradas entre os diversos programas do MMA, parceiros que atuam na revitalização do São Francisco e prefeituras locais. Ele realiza estudos e disponibiliza informações para a população, articulando as ações prioritárias e democratizando o acesso à informação. O centro ainda dá suporte a atividades como Fórum de Articulação Intermunicipal do Pólo de Montes Claros, Comissão Local de Meio Ambiente, Ação Socioambiental, Comitês de Bacia e de Sub-bacia Hidrográfica, Coletivos Jovens, Coletivos de Educadores Ambientais, ongs, sindicatos, cooperativas, entre outros. Ele funciona junto ao escritório regional do Ibama de Montes Claros (MG).

Os projetos do MMA que estão sendo efetivados na região com o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco são: Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), Gescom, Coletivo de Educação Ambiental. Atividades do Ibama, ANA e Codevasf, como os projetos demonstrativos de manejo e conservação de micro-bacias, também estão sendo executadas na região em função do programa.

Após a inauguração, teve início no auditório da Unimontes um seminário sobre "Gestão de Conflitos Relacionados à Mineração e à Revitalização do São Francisco", que encerra nesta quinta-feira (2). O objetivo é difundir as ações realizadas por instituições que atuam na região, promovendo uma abordagem integrada dos conflitos relacionados à atividade mineradora. O encontro promove ainda o debate sobre a definição de uma agenda que gere avanços na solução dos conflitos existentes e contribua com a revitalização da calha principal do rio São Francisco.

Fonte: Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PR-SF)