Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Atlas de Abastecimento Urbano de Água é apresentado em debate sobre uso sustentável da água para abastecimento urbano

Atlas de Abastecimento Urbano de Água é apresentado em debate sobre uso sustentável da água para abastecimento urbano

por Ascom/ANA publicado 22/03/2010 00h00, última modificação 14/03/2019 16h40
O primeiro tema de debate do evento oficial do Dia Mundial da Água no Brasil – Água Limpa para um Mundo Saudável –, em Curitiba, foi o uso sustentável da água para o abastecimento urbano. A primeira apresentação a respeito do tema foi feita pelo superintendente adjunto de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), Sérgio Ayrimoraes, que falou sobre o Atlas de Abastecimento Urbano de Água, lançado pela Agência. O evento é promovido nesta segunda-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água, pela ANA em parceria com o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) e com a Fundação Roberto Marinho.
Ayrimoraes apresenta situação do abastecimento urbano nas regiões metropolitanas e cidades com mais de 250 mil habitantes do Paraná
Com um enfoque maior para as regiões metropolitanas do Paraná (Curitiba, Londrina e Maringá) e para as cidades paranaenses com mais de 250 mil habitantes (Foz do Iguaçu, Cascavel e Ponta Grossa), Ayrimoraes afirmou que metade desses municípios – 50 no total e que possuem 60% da população do estado – terá que buscar novos mananciais (26%) ou ampliar o sistema no horizonte de 2015.
 
De acordo com o superintendente da ANA, estão previstos investimentos de R$ 197,7 milhões em aproveitamento de novos mananciais e ampliação de sistemas produtores pelos 50 municípios paranaenses contemplados pelo Atlas. Já em coleta e tratamento de esgotos os investimentos previstos são de R$ 881,2 milhões.
 
Além de Ayrimoraes fizeram apresentações sobre o uso sustentável da água para o abastecimento urbano: o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Rasca Rodrigues; a diretora de Meio Ambiente da Companhia Paranaense de Saneamento (Sanepar), Maria Arlete Rosa; o presidente da União dos Vereadores do Brasil (UBV), Bento Batista da Silva; a secretária municipal do Meio Ambiente de Curitiba, Claudia Boscardin; e o promotor do Centro de Apoio das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente (Caop) do Ministério Público do Paraná, Saint-Claire Honorato Santos.
 
O Atlas
 
O primeiro Atlas de Abastecimento Urbano de Água foi lançado em dezembro de 2006 com foco no Nordeste. Em dezembro de 2009, além de atualizar tal estudo, a ANA lançou os Atlas Sul e Regiões Metropolitanas. O objetivo do trabalho é consolidar o diagnóstico e o planejamento nas áreas de recursos hídricos e saneamento no Brasil, visando à garantia da oferta de água para o abastecimento das sedes urbanas. Além disso, indica investimentos para o atendimento das demandas de cada município estudado até 2025 e para a proteção da qualidade das águas dos mananciais. O estudo já abrange 2965 municípios brasileiros. Desde dezembro do ano passado começou o trabalho para incluir as demais 2602 cidades do País.
 
Dia Mundial da Água
 
Durante a 2ª Conferência Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco 92), realizada no Rio de Janeiro, definiu-se que no dia 22 de março de cada ano seria celebrado do Dia Mundial da Água. Com a instituição do Dia Mundial da Água, os países foram convidados a aderir às recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU) referentes aos recursos hídricos, conforme os contextos de cada país. A cada ano a ONU escolhe um tema para a data. Em 22 de março também é celebrado anualmente o Dia Nacional da Água, o qual foi instituído em 14 de maio de 2003, por meio da Lei nº 10.670. Para mais informações, acesse: www.ana.gov.br/aguasdemarco/2010/
Texto:Ascom/ANA
Foto:Raylton Alves / Banco de Imagens ANA