Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > ANA realiza missão para promover intercâmbio com a UE no setor hídrico

ANA realiza missão para promover intercâmbio com a UE no setor hídrico

por ASCOM/ANA publicado 24/03/2010 00h00, última modificação 14/03/2019 16h40
A Agência Nacional de Águas (ANA), como parte da implementação do projeto “Apoio aos Diálogos Setoriais Brasil-União Européia”, iniciou nesta semana uma missão em três países europeus com objetivo de promover o intercâmbio no setor de recursos hídricos. Troca de experiências com o modelo da Diretiva-Quadro de Qualidade de Água (DQA) da Europa é a principal meta da viagem por três países europeus.
 Troca de experiências com o modelo da Diretiva-Quadro de Qualidade de Água (DQA) da Europa é a principal meta da viagem por três países europeus 
 
A Agência Nacional de Águas (ANA), como parte da implementação do projeto “Apoio aos Diálogos Setoriais Brasil-União Européia”, iniciou nesta semana uma missão em três países europeus com objetivo de promover o intercâmbio no setor de recursos hídricos. A missão visa trocar experiências e conhecimentos relacionados à Diretiva-Quadro de Qualidade de Água (DQA) adotada na Europa, e o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh), responsável, por exemplo, da coordenação da gestão integrada das águas juntos aos diversos órgãos da administração pública federal e estadual no Brasil.
 
A delegação da ANA, chefiada pelo diretor João Gilberto Lotufo, tem um roteiro extenso, que começou em 23 de março e vai até o dia 30 de março, passando por Bélgica, Espanha e Portugal. A implementação da DQA nesses países é o principal tema de discussão das visitas e o modelo europeu poderá servir como base ao que possivelmente será adotado pelo Brasil.
 
Além das questões específicas ligadas ao tema da DQA, a missão discutirá possibilidades de ampliação de parceria entre a ANA e a União Européia, notadamente no exercício de cooperação triangular com países da América Latina e da África, além de realizar reuniões com o Ministério do Meio Ambiente, Meio Rural e Marinho da Espanha e com o Ministério do Ambiente e Ordenação do Território de Portugal e Instituto da Água de Portugal para discussão sobre a implementação de nossos protocolos de cooperação com aquelas instituições.
 
Além de Lotufo, integram a delegação da ANA o Superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA Ney Maranhão; os especialistas em recursos hídricos, José Luis Zoby, da Superintendência de Planejamento de Recursos Hídricos, e Osman Fernandes da Silva, da Superintendência de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos, e a gerente executiva da Assessora Internacional Marie-Violaine Chabrel.
 

 
Texto:ASCOM/ANA