Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > ANA participa da III Conferência Nacional de Meio Ambiente

ANA participa da III Conferência Nacional de Meio Ambiente

por ASCOM/ANA publicado 06/05/2008 00h00, última modificação 14/03/2019 16h35
Evento abre espaço para debates sobre temas estratégicos para o desenvolvimento sustentável do BrasilBrasília sedia a III Conferência Nacional do Meio Ambiente entre 7 e 10/5, que é organizada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com a sociedade. O diretor-president
Evento abre espaço para debates sobre temas estratégicos para o desenvolvimento sustentável do Brasil

Brasília sedia a III Conferência Nacional do Meio Ambiente entre 7 e 10/5, que é organizada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com a sociedade. O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, participará do evento, cujo tema é “Vamos cuidar do Brasil”, o qual visa a construir um espaço de convergência social para a formulação de uma agenda nacional do meio ambiente, por meio da mobilização, educação e ampliação da participação popular. A Conferência também tem a finalidade de estabelecer uma política de desenvolvimento sustentável para o Brasil. Às 19h desta quarta-feira, ocorrerá a abertura do evento pelo presidente Lula e pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

O evento é um espaço em que a sociedade civil pode participar na construção de políticas públicas de meio ambiente, por intermédio do direito a voto e a voz, desde que siga quatro diretrizes do MMA: desenvolvimento sustentável; transversalidade; fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente; e controle e participação social.

Os debates entre os participantes da III Conferência Nacional de Recursos Hídricos serão em torno de temas estratégicos para o desenvolvimento sustentável do Brasil, tais como: a água, a conservação da biodiversidade, o clima e os recursos energéticos.

Durante os quatro dias de evento, somente poderão participar delegados natos – membros do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) e Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), por exemplo – e delegados eleitos nas conferências estaduais e distritais de Meio Ambiente, momento em que houve grande participação da sociedade civil.

Participação da ANA

Além do diretor-presidente da Agência, que é delegado pelo Conselho de Dirigentes do MMA, a ANA ainda possui mais três participantes na III Conferência Nacional do Meio Ambiente. O diretor Benedito Braga é delegado pelo CNRH, o assessor Maurício Andrés é delegado pelo Conama e o assessor Fabrício Barreto é delegado pela Comissão Organizadora Nacional do evento.

Propostas da Agência Nacional de Águas

Oito foram as propostas da Agência incorporadas ao texto-base da III Conferência, entre elas: a promoção da compreensão sobre a importância do monitoramento hidrometeorológico pelo Estado e pela sociedade; o fomento do monitoramento ambiental, em especial, das águas superficiais e subterrâneas; e a implementação de um sistema de previsão e alerta para eventos hidrológicos críticos.