Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > ANA lança Plano Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas

ANA lança Plano Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas

por Fonte: ABN News publicado 29/06/2010 00h00, última modificação 15/03/2019 09h19
A Agência Nacional de Águas (ANA) lança na quarta-feira, dia 30, o Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas (PNQA), na sede da agência, em Brasília.
Programa inclui portal que permite acompanhar qualidade de rios
 
29/06/2010 12:15
BRASÍLIA [ ABN NEWS ] - A Agência Nacional de Águas (ANA) lança na quarta-feira, dia 30, o Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas (PNQA), na sede da agência, em Brasília.
 
O programa visa a ampliar o conhecimento sobre a qualidade das águas superficiais no Brasil, de forma a orientar a elaboração de políticas públicas para a recuperação da qualidade ambiental nos rios. Na ocasião será lançado também o Portal da Qualidade das Águas, que oferece mapas, dados e informações sobre o Índice de Qualidade (IQA) de rios e capacidade de absorção de carga orgânica. Estarão presentes o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
 
O lançamento de esgotos domésticos é o principal fator de degradação dos rios, lagoas e represas. Menos da metade (49%) do esgoto produzido no Brasil é coletado e 32,5 % desse esgoto são tratados, conforme dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento (SNIS).
 

 
Texto:Fonte: ABN News