Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > ANA firma acordo de cooperação com 9 entidades voltado para criação de Centro de Estudo e Ação Transdisciplinar da Água

ANA firma acordo de cooperação com 9 entidades voltado para criação de Centro de Estudo e Ação Transdisciplinar da Água

por Ascom/ANA publicado 26/03/2010 00h00, última modificação 14/03/2019 16h41
A parceria tem prazo de vigência de dois anos e o plano de atividades está em andamento desde janeiro. Uma das primeiras ações do acordo é a realização do primeiro concurso de foto e vídeo Olhares sobre a Água e o Clima

A parceria tem prazo de vigência de dois anos e o plano de atividades está em andamento desde janeiro. Uma das primeiras ações do acordo é a realização do primeiro concurso de foto e vídeo “Olhares sobre a Água e o Clima”

A Agência Nacional de Águas (ANA) publicou hoje no Diário Oficial da União (DOU) acordo de cooperação técnica firmado com nove entidades: Organização para a Paz Mundial Ararazul, Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Instituto Calliandra de Educação Integral e Ambiental (I-CEIA), Instituto Oca do Sul, Instituto Saúde Integral, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, Fundação Universidade de Brasília (FUB), Fundação SOS Pró-Mata Atlântica e WWF Brasil.

O acordo tem como objetivo a união dos esforços entre os participantes no incentivo ao desenvolvimento de novas abordagens e conhecimentos para a conservação de recursos naturais, promoção da saúde, processos educacionais e culturais na perspectiva de uma nova relação com a água, numa abordagem multidisciplinar. Uma das linhas básicas do documento é a colaboração para a implantação de um Centro de Estudo e Ação Transdisciplinar da Água (CET-Água) no Distrito Federal. As demais são: a organização, realização e apoio às atividades de informação e valorização do simbolismo da água e do tema água e cultura e dos significados da água nos temas relacionados à educação, saúde e conservação e também a elaboração e publicação de material impresso contendo estudos já desenvolvidos sobre a água e suas propriedades de transmitir informações, conectando a necessidade de uma nova relação do Meio Ambiente, Educação, Saúde e cultura.

A parceria tem prazo de vigência de dois anos e o plano de atividades já está em andamento desde janeiro. Uma das primeiras ações encabeçadas pela ANA envolvendo o CET-Água foi o lançamento durante a Semana da Água do primeiro concurso de foto e vídeo “Olhares sobre a Água e o Clima”, em parceria com o WWF Brasil e o HSBC Climate Partnership.  As inscrições estão abertas até 31 de maio e o prêmio para cada uma das quatro categorias será uma viagem para Bonito (MS). O regulamento do concurso está no site: www.olharesaguaeclima.org.br.

A ANA também coordenará, em parceria com a UnB, a “Carta da Água para Crianças”, publicação que deverá ser lançada ainda no primeiro semestre deste ano. Outra ação prevista ainda para este ano será o lançamento do livro “História da Água”, que está sendo coordenado pelo diretor da ANA, Dalvino Franca, um dos principais articuladores dessa parceria.

"O protocolo firmado vai ao encontro dos objetivos estabelecidos pela Lei das Águas (Nº 9.433/1997), especialmente, daquele que visa assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade da água em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos mediante uma ação interdisciplinar concreta”, destaca Dalvino Franca, que também coordena a ação programada da ANA “Água e Cultura”.

Texto:Ascom/ANA