Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > ANA e Antaq assinam plano de trabalho

ANA e Antaq assinam plano de trabalho

por ASCOM/ANA publicado 01/09/2008 00h00, última modificação 14/03/2019 16h35
Diretores da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) estiveram reunidos na manhã de hoje (1/9) para discutir o plano de trabalho no âmbito do acordo de cooperação técnica assinado em junho deste ano. Na ocasião, eles a
Denise Caputo

Diretores da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) estiveram reunidos na manhã de hoje (1/9) para discutir o plano de trabalho no âmbito do acordo de cooperação técnica assinado em junho deste ano. Na ocasião, eles aprovaram um plano de ações a curto prazo.

Além de diretores das duas instituições, participaram da reunião ainda os superintendentes da ANA Joaquim Gondim (SUM) e João Gilberto Lotufo (SPR), e o superintendente-adjunto da SUM, Manfredo Cardoso.

Cooperação

Buscando integrar procedimentos com vistas a garantir o uso múltiplo das águas no âmbito da navegação interior, a ANA e a Antaq assinaram acordo de cooperação técnica. Com vigência inicial de cinco anos, o acordo visa a promover o intercâmbio e a atualização de informações referentes à navegação; apoiar o planejamento do setor de recursos hídricos no que concerne à expansão e à adequação da malha hidroviária nacional, bem como identificar as bacias hidrográficas e os trechos de rios que devem ser tidos como prioritários tanto para a implantação como para a melhoria das hidrovias, como nos rios Parnaíba, Madeira e Tapajós/Teles Pires.

Além disso, o acordo prevê o intercâmbio de informações sobre a necessidade de eclusas em hidrelétricas já existentes e naquelas em planejamento. Estima-se que, quando uma eclusa e uma hidrelétrica são construídas ao mesmo tempo, o preço da obra aumenta 5%. No entanto, se a eclusa for feita depois, esse número pula para 30%.