Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > ANA e Antaq assinam acordo de cooperação

ANA e Antaq assinam acordo de cooperação

por ASCOM/ANA publicado 12/06/2008 00h00, última modificação 14/03/2019 16h35
Buscando integrar procedimentos com vistas a garantir o uso múltiplo das águas no âmbito da navegação interior, a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários assinam acordo de cooperação técnica hoje (12/6), às 10h, na sede da ANA
Denise Caputo

Buscando integrar procedimentos com vistas a garantir o uso múltiplo das águas no âmbito da navegação interior, a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários assinam acordo de cooperação técnica hoje (12/6), às 10h, na sede da ANA em Brasília. A solenidade vai contar com a presença de diretores e técnicos das duas agências.

Com vigência inicial de cinco anos, o acordo visa a promover o intercâmbio e a atualização de informações referentes à navegação; apoiar o planejamento do setor de recursos hídricos no que concerne à expansão e à adequação da malha hidroviária nacional, bem como identificar as bacias hidrográficas e os trechos de rios que devem ser tidos como prioritários tanto para a implantação como para a melhoria da hidrovia.

Além disso, o acordo prevê o intercâmbio de informações sobre a necessidade de eclusas em hidrelétricas já existentes e naquelas em planejamento. Estima-se que, quando uma eclusa e uma hidrelétrica são construídas ao mesmo tempo, o preço da obra aumenta 5%. No entanto, se a eclusa for feita depois, esse número pula para 30%.

Rede hidroviária
Segundo o volume 3 do Caderno de Recursos Hídricos da ANA, a rede hidroviária considerada pelo Ministério dos Transportes tem 26.662 quilômetros. Entretanto, se forem considerados os trechos de rios navegáveis apenas nas cheias e os potencialmente navegáveis; ou seja, aqueles que podem adquirir boas condições de navegabilidade com a execução de melhorias, a rede hidroviária brasileira pode ultrapassar a extensão de 40.000 quilômetros.

Ainda de acordo com a publicação da ANA, as principais hidrovias brasileiras encontram-se nas Regiões Hidrográficas Amazônica, do Atlântico Nordeste Ocidental, do Parnaíba, do Tocantins, do São Francisco, do Atlântico do Sul, do Paraná e do Paraguai.

Serviço
Assinatura de acordo de cooperação técnica ANA-Antaq
Quando: 12/6, às 10h
Local: Sala de Vidro, Bloco “M”, na sede da ANA (Setor Policial, Área 5, Quadra 3)