Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > ANA e Adasa assinam cooperação em prol das águas do DF

ANA e Adasa assinam cooperação em prol das águas do DF

por ASCOM/ANA publicado 18/03/2008 00h00, última modificação 14/03/2019 16h36
Governador Arruda apóia a parceria entre as instituições Nesta terça-feira, 18/03, no Parque Olhos D’Água, em Brasília, a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Agência Reguladora de Águas e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) assinaram termo de cooperação técnica durante evento
Governador Arruda apóia a parceria entre as instituições

Nesta terça-feira, 18/03, no Parque Olhos D’Água, em Brasília, a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Agência Reguladora de Águas e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) assinaram termo de cooperação técnica durante evento em homenagem ao Dia Mundial da Água, que será celebrado no próximo sábado, dia 22. A parceria visa a aprimorar a gestão dos recursos hídricos do DF. Os diretores-presidentes da ANA e da Adasa, José Machado e Ricardo Pinheiro respectivamente, e o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, estiveram na solenidade.

Segundo o diretor-presidente da ANA, a autarquia federal pode contribuir para a gestão dos recursos hídricos do Distrito Federal, por meio de sua experiência institucional e conhecimento técnico sobre o assunto. “O termo de cooperação técnica tem o objetivo de fortalecer a gestão de recursos hídricos no DF, o que é um conceito que a ANA procura implantar pelo Brasil”, afirma Machado.

Para Oscar Cordeiro Netto, diretor da ANA também presente na solenidade, “uma cooperação com a Adasa é muito importante para a Agência Nacional de Águas, já que o Distrito Federal possui vários rios de domínio da União”. De acordo com Netto, o DF pode abrigar casos concretos para o aperfeiçoamento institucional da ANA em temas, como, por exemplo, o monitoramento hidrológico de águas superficiais e subterrâneas.

O diretor-presidente da Adasa, Ricardo Pinheiro, apontou vários pontos que podem ser beneficiados com a parceria, como: a proteção, o monitoramento, a racionalização e o controle dos corpos d’água do Distrito Federal. “Melhorar a gestão de recursos hídricos no DF e no Entorno é um esforço do DF e da União, pela amplitude da parceria entre a Adasa e a ANA”, destaca.

Segundo o governador do Distrito Federal, o Brasil ainda tem muita água, mas é necessário conservá-la para que um dia este recurso natural não falte. Por isso, Arruda elogiou a parceria entre ANA e Adasa e a importância de celebrar o Dia Mundial da Água, data que, conforme o governador, deve servir para a reflexão sobre a relação que as pessoas têm com a água.