Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > ANA divulga a programação do Mês das Águas

ANA divulga a programação do Mês das Águas

por ASCOM/ANA publicado 18/03/2008 00h00, última modificação 14/03/2019 16h36
Devido ao Dia Mundial da Água, em 22/03, a Agência Nacional de Águas (ANA) lançou o hotsite Águas de Março – www.ana.gov.br/aguasdemarco – para que os brasileiros possam saber mais sobre o saneamento, tema deste ano, e os eventos que ocorrem em função da data.Várias ações contam com a a
Devido ao Dia Mundial da Água, em 22/03, a Agência Nacional de Águas (ANA) lançou o hotsite Águas de Março – www.ana.gov.br/aguasdemarco – para que os brasileiros possam saber mais sobre o saneamento, tema deste ano, e os eventos que ocorrem em função da data.

Várias ações contam com a atuação da Agência, como: o evento oficial em comemoração ao Dia Mundial da Água, “Água e Saneamento no Brasil”, em Manaus; o seminário “A Construção Sustentável e a Água”; e a exposição da ANA no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, ambos em Brasília. Abaixo saiba mais sobre cada um destes eventos.

Dia Mundial da Água – evento “Água e Saneamento no Brasil”

Em 28/03, entre 8h e 18h, o Hotel Tropical de Manaus sediará o evento oficial de celebração ao Dia Mundial da Água 2008, intitulado “Água e Saneamento no Brasil”. A iniciativa tem como objetivo reunir instituições governamentais formuladoras de políticas públicas, representantes da sociedade civil e usuários de água para uma reflexão sobre a questão do saneamento no Brasil. Também haverá debates sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o saneamento no país. Todos os anos, a data internacional é celebrada em 22/3, mas este ano excepcionalmente, no Brasil, o evento oficial foi transferido para o dia 28.

Mesmo estando numa região com fartura de água, a capital amazonense foi escolhida para receber o evento por estar em desenvolvimento no que se refere a saneamento.

Várias autoridades abrirão o “Água e Saneamento no Brasil”, entre elas: a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, José Machado; o ministro das Cidades, Márcio Fortes; o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia; o governador do Amazonas, Eduardo Braga; o prefeito de Manaus, Serafim Fernandes Corrêa; o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho; e Kim Bolduc, representante da Organização das Nações Unidas (ONU).

Após a solenidade de abertura, o diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek, apresentará uma síntese das ações desenvolvidas no Dia Mundial da Água 2007, celebrado oficialmente em Foz do Iguaçu (PR). Em seguida, ocorrerá a mesa redonda acerca do saneamento ambiental brasileiro e do papel dos governos.

A partir das 14h, haverá o painel “A Importância da Água e do Saneamento”, que contará com palestra do diretor-presidente da ANA sobre os avanços e desafios do gerenciamento de recursos hídricos na bacia Amazônica. O último painel do evento é intitulado “Experiências em Água e Saneamento” e começará às 16h45. Por fim, às 20h, no Teatro Amazonas, a Orquestra Filarmônica do Amazonas fará uma apresentação em homenagem ao Dia Mundial da Água.

O evento “Água e saneamento no Brasil” é organizado pelas seguintes instituições: Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Ministério do Meio Ambiente, Agência Nacional de Águas, Governo do Estado do Amazonas, Prefeitura Municipal de Manaus e Fundação Roberto Marinho.

Como surgiu o Dia Mundial da Água

No Rio de Janeiro, durante a Eco-92, surgiu a recomendação para que houvesse uma data em homenagem à água. Em virtude disto, a ONU instituiu o Dia Mundial da Água em 1993, o qual tem um tema diferente a cada ano.

Seminário “A Construção Sustentável e a Água”

Em função da parceria entre a ANA e o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), ocorrerá o seminário “A Construção Sustentável e a Água”, cujo objetivo é promover o debate sobre a água no desenvolvimento sustentável das cidades. O evento será realizado em 25/03, às 14h, no auditório da Agência, em Brasília, e reunirá representantes de vários setores – governo, iniciativa privada, academia e terceiro setor – para tratarem do tema do seminário. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (61) 2109-5212 ou pelo e-mail ana.lucia@ana.gov.br.

Durante os dois painéis que compõem o evento, haverá um estímulo para que os participantes se mobilizem na implementação de ações estruturais para o desenvolvimento da construção sustentável, tema que está intimamente ligado às questões relativas à água.

O diretor-presidente da ANA, José Machado, e o presidente do CBCS, Marcelo Takaoka, abrirão o seminário. Em seguida, haverá o Painel 1: Evolução e tendências da conservação de água no crescimento sustentável das cidades. Fecha o evento o Painel 2: Os papéis dos agentes envolvidos com a preservação de água – o governo, as instituições públicas e as privadas, a academia e as organizações sociais.

Exposição da ANA no Aeroporto Internacional de Brasília

Entre 24 e 28/03, em Brasília, com apoio da Infraero, a ANA realiza a exposição “Semana da Água” no setor de desembarque do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Por meio de painéis, imagens e até de acesso à internet, os visitantes poderão saber mais a respeito da atuação da Agência e de projetos que contam com a participação da autarquia, como: GEO Brasil Recursos Hídricos, GEF Amazonas, GEF Pantanal/Alto Paraguai e GEF São Francisco.

Os visitantes também terão à disposição materiais de divulgação a respeito dos seguintes temas: Prêmio ANA 2008, Plano Nacional de Recursos Hídricos, águas subterrâneas, entre outros.