Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > ANA assina contrato para concluir Atlas da água em todo País

ANA assina contrato para concluir Atlas da água em todo País

por ASCOM/ANA publicado 15/12/2009 23h00, última modificação 14/03/2019 16h39
O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, José Machado, e o diretor do consórcio Engecorps-Cobrape Danny Dalberson de Oliveira assinaram na quarta-feira (16) o contrato que vai permitir à Agência concluir o Atlas de Abastecimento Urbano e Água.
O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, José Machado, e o diretor do consórcio Engecorps-Cobrape Danny Dalberson de Oliveira assinaram na quarta-feira (16) o contrato que vai permitir à Agência concluir o Atlas de Abastecimento Urbano de Água. O consócio Engecorps-Cobrape foi o vencedor da licitação para contratar a consultoria que vai trabalhar no levantamento dos dados.
 
A próxima etapa da confecção do Atlas será levantar a situação da água nas sedes municipais do Sudeste, Norte e Centro Oeste. No dia 11, a ANA lançou o Atlas das Regiões Metropolitanas, o Atlas Sul e a atualização do Atlas Nordeste, publicado em 2006. O levantamento revelou as condições dos mananciais e sistemas de produção em 2.964 cidades do país, mostrando que 1.896 dos municípios estudados requerem investimentos em água que somam R$ 18 bilhões.
 
Uma vez executados os investimentos apontados pelo Atlas até 2015, o abastecimento estará garantido até 2025. O Atlas revelou também que 1.517 cidades requerem aportes financeiros de R$ 23 bilhões em tratamento e coleta de esgoto. Os Atlas Sudeste, o Atlas Norte e o Atlas Centro Oeste serão lançado em 2010. Com a publicação desses três novos estudos, estará completo o levantamento em todo o país.
Foto:Cláudia Dianni/Banco de Imagens ANA