Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > ANA apresentará experiências bem-sucedidas na Tribuna da Água

ANA apresentará experiências bem-sucedidas na Tribuna da Água

por ASCOM/ANA publicado 19/06/2008 00h00, última modificação 14/03/2019 16h35
A Agencia Nacional de Águas (ANA) participará da semana Água, Recurso Único: Águas compartilhadas, governança, geopolítica de água e bacias, da Tribuna da Água, fórum de debate da EXPO 2008. No dia 8 de julho, o superintendente adjunto de Usos Múltiplos e ex-superintendente de Recursos Hídricos da
A Agencia Nacional de Águas (ANA) participará da semana Água, Recurso Único: Águas compartilhadas, governança, geopolítica de água e bacias, da Tribuna da Água, fórum de debate da EXPO 2008. No dia 8 de julho, o superintendente adjunto de Usos Múltiplos e ex-superintendente de Recursos Hídricos da Bahia, o geólogo Manfredo Cardoso, mostrará três iniciativas de sucesso na gestão da água.

As experiências que a agência levará para a EXPO 2008 apontam para a diversidade do trabalho da entidade. Por isso, cada região e cada bacia hidrográfica brasileira é alvo de um plano de gestão específico, sem que se tome qualquer experiência, mesmo que bem sucedida, como uma formulação prática. Os relatos farão um paralelo entre as práticas de gestão e a perspectiva de se alcançar uma efetiva governança.

Uma das experiências será sobre os avanços institucionais obtidos pelos estados do semi-árido nordestino com os programas ProÁgua Semi-árido e ProÁgua Nacional. A iniciativa do Semi-Árido foi executada entre 1998 e 2006, recebeu investimentos de US$ 236 milhões e gerou uma segunda etapa, ora em desenvolvimento, que abrange todo o país e envolve US$ 200 milhões de investimentos. O projeto do semi-árido foi executado em dez estados: Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

Fonte: www.brasilnaexpo2008.com.br