Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > ANA apresenta Produtor de Água na ICID

ANA apresenta Produtor de Água na ICID

por Cláudia Dianni/ANA publicado 16/08/2010 00h00, última modificação 15/03/2019 09h20
O Produtor de Água prevê apoio técnico e financeiro a ações como construção de terraços e bacias de infiltração, readequação de estradas vicinais, recuperação e proteção das nascentes, reflorestamento das áreas de proteção permanente e reserva legal, etc.

A otimização do uso dos recursos hídricos é fundamental para que as  regiões semiáridas alcancem desenvolvimento firme e sustentável. A manutenção e a ampliação de oferta para suprir as necessidades diretas para o consumo humano e animal, além das atividades econômicas, como industriais agrícolas e de serviço, passam por práticas consistentes de uso racional e reuso da água.

Esse é um dos temas discutidos na II Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID), que ocorre esta semana – de 16 a 20 de agosto – em Fortaleza. O Produtor de Água, desenvolvido pela Agência Nacional de Águas (ANA) é um  programa de pagamento por serviços ambientais que remunera produtores rurais que adotam práticas e manejos e conservam a água e solo de suas terras. O Produtor de Água foi adotado em seis municípios em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

O gerente de Uso Sustentável de Água e Solo da ANA, Devanir Garcia dos Santos, apresentou na segunda-feira (16/08) o método do programa aos diversos especialistas em sustentabilidade que participam do ICID, durante o painel “Uso Racional e Reúuso das Águas Servidas em Regiões Semiáridas”.

O Produtor de Água prevê apoio técnico e financeiro a ações como construção de terraços e bacias de infiltração, readequação de estradas vicinais, recuperação e proteção das nascentes, reflorestamento das áreas de proteção permanente e reserva legal, etc.

A remuneração aos produtores rurais é proporcional ao serviço ambiental prestado e depende de prévia inspeção. O objetivo do painel "Uso Racional da Água e Reúso de Águas Servidas nas Regiões Semiáridas" é disseminar e consolidar a cultura do uso racional da água e da utilização de técnicas exitosas de reúso, examinar as vantagens competitivas da agricultura irrigada nas regiões semiáridas, o papel regulador dos poderes públicos e de que maneira o reúso de águas servidas na agricultura irrigada contribui para a melhoria da qualidade ambiental e reduz custos de produção.

A ICID 2010 ocorre 18 anos após a realização da primeira ICID e reúne especialistas de várias partes do mundo, preocupados em identificar ações e oportunidades, atualizar e compartilhar experiências obtidas e o conhecimento adquirido em questões ligadas às regiões semiáridas nos últimos 20 anos, além de gerar informações e recomendações para fornecer uma base aos processos de elaboração de políticas públicas, para informar a sociedade civil e profissionais que lidam com o tema.

 
 
Clique aqui para ter acesso à cobertura completa do evento
 
Assista aqui a TV ICID+18
Texto:Cláudia Dianni/ANA