Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > ANA apresenta Atlas Nordeste para Frente Parlamentar Ambientalista

ANA apresenta Atlas Nordeste para Frente Parlamentar Ambientalista

por ASCOM/ANA publicado 14/03/2007 00h00, última modificação 14/03/2019 16h38
Nesta quarta-feira, 14/03, José Machado, diretor-presidente da Agência Nacional de Águas – ANA, apresentou o Atlas Nordeste para a Frente Parlamentar Ambientalista, na Câmara dos Deputados. O estudo servirá para orientar
Nesta quarta-feira, 14/03, José Machado, diretor-presidente da Agência Nacional de Águas – ANA, apresentou o Atlas Nordeste para a Frente Parlamentar Ambientalista, na Câmara dos Deputados. O estudo servirá para orientar os congressistas a apresentar emendas relativas a recursos hídricos, além de ser um instrumento de planejamento do movimento.

O deputado Sarney Filho, presidente da Frente Parlamentar, e Mário Mantovani, membro do Conselho Consultivo da Frente, também participaram da reunião.

Atlas Nordeste

Lançado em dezembro de 2006 pela ANA, o Atlas Nordeste é um estudo que traz propostas para ajudar a resolver as demandas presentes e futuras dos nove Estados do Nordeste e do norte de Minas Gerais.

O Atlas contém um diagnóstico do abastecimento de água em mais de 1300 sedes municipais, feito durante os 18 meses de elaboração do trabalho. Conforme o estudo, cerca de 30 milhões de brasileiros da região poderão ter seu abastecimento de água em situação crítica até 2025.

Frente Parlamentar Ambientalista

Instalada em 27/02, a Frente já conta com a participação de 270 congressistas, entre deputados e senadores. O objetivo do movimento é sistematizar iniciativas parlamentares e coordenar votações a favor de matérias que sirvam para a disseminação do desenvolvimento sustentável Brasil afora.

De acordo com o coordenador da Frente, o deputado Sarney Filho, tamanha adesão dos parlamentares reflete a preocupação mundial com as conseqüências das mudanças climáticas.