Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Agências se reúnem para intercâmbio de boas práticas de planejamento e gestão

Agências se reúnem para intercâmbio de boas práticas de planejamento e gestão

por Ascom/ANA publicado 19/08/2010 00h00, última modificação 15/03/2019 09h20
O 2º Intercâmbio Interno de Experiências em Planejamento e Gestão, realizado pelo Fórum das Agências Reguladoras Federais, ocorre entre 19 e 20 de agosto no auditório Flávio Terra Barth, na sede da ANA, em Brasília. Todas as dez agências reguladoras nacionais participam do evento.
O 2º Intercâmbio Interno de Experiências em Planejamento e Gestão, realizado pelo Fórum das Agências Reguladoras Federais, ocorre entre 19 e 20 de agosto no auditório Flávio Terra Barth, na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília. O evento visa a promover o intercâmbio interno de experiências e práticas em planejamento e gestão das agências reguladoras federais para aprimorar mutuamente seus processos internos. Além da própria ANA, participam as demais nove agências reguladoras nacionais: Anac (aviação civil), Anatel (telecomunicações), Ancine (cinema), Aneel (energia elétrica), ANP (petróleo), ANS (saúde suplementar), Antaq (transportes aquaviários), ANTT (transportes terrestres) e Anvisa (vigilância sanitária).
 
Durante a abertura, o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, falou sobre a visão que a sociedade tem sobre as agências e a importância do 2º Intercâmbio. “Uma iniciativa como esta nos permite trocar experiências e consolidar o papel das agências na sociedade brasileira, o que é muito necessário”, diz. Andreu também informou que o governo federal decidiu transferir às agências reguladoras a competência de realizar concursos públicos para o preenchimento de seus cargos definidos em lei. Para tanto, vários decretos ainda serão apresentados pelas agências.
 
Segundo a assessora de Planejamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Haley Almeida, o 2º Intercâmbio é uma oportunidade de troca de conhecimentos e experiências que contribuem para a melhoria da gestão e do planejamento das agências. “Por meio de boas práticas, podemos ter os resultados das nossas agências legitimados na ótica do cidadão e da sociedade”, conclui.
 
Para a assessora de Planejamento da ANA, Anna Flávia Franco, é importante ficar claro como as agências se organizam e haver uma troca de informações sobre atividades comuns desempenhadas por estas autarquias especiais. “É no intuito de fazer frente ao cumprimento e aos melhores resultados para a sociedade que estamos nos esforçando para, cada vez mais, melhorar a qualidade do processo regulatório”, afirma.
 
Quatro grandes eixos compõem a agenda do Intercâmbio: Relacionamento com o Cidadão, Descentralização, Impacto Regulatório e Gestão de Desempenho. Entre os assuntos abordados estão as experiências inovadoras de relacionamento com o cidadão, como, por exemplo, o Prêmio ANA, que é bienal e contempla sete categorias: empresas, ensino, governo, imprensa, ONG, organismos de bacia e pesquisa e inovação tecnológica.
 
O Fórum
 
Iniciado em 2007, o Fórum das Agências Reguladoras Federais é um grupo informal e voluntário composto de equipes técnicas das agências reguladoras nacionais, que visa a ampliar a troca de experiências em relação aos temas de interesse comum. O 2º Intercâmbio Interno de Experiências em Planejamento e Gestão é promovido pelo Grupo de Trabalho de Planejamento e Gestão, que está no âmbito do Fórum.
Texto:Ascom/ANA
Foto:Raylton Alves/Banco de Imagens ANA