Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Advogado que lida com recursos hídricos é a profissão que o Carreiras destaca esta semana

Advogado que lida com recursos hídricos é a profissão que o Carreiras destaca esta semana

por Fonte: TV Justiça - Programa Carreiras publicado 22/04/2010 00h00, última modificação 14/03/2019 16h41
O Carreiras desta semana mostra como é o trabalho de um advogado especializado em Direito de Águas. O entrevistado é o Reginaldo Pereira Miguel, assessor jurídico da Agência Nacional de Águas (ANA). Ele conta que o Brasil foi pioneiro na América Latina nessa matéria.
 O Carreiras desta semana mostra como é o trabalho de um advogado especializado em Direito de Águas. O entrevistado é o Reginaldo Pereira Miguel, assessor jurídico da Agência Nacional de Águas (ANA). Ele conta que o Brasil foi pioneiro na América Latina nessa matéria. O país foi um dos primeiros a se preocupar com a preservação ambiental desse recurso natural limitado. O assessor da Agência diz ainda que essa área tem um mercado próspero para quem pretende seguir a carreira. “Com a evolução do Direito Ambiental - e o direito das águas nada mais é do que um ramo dele - nós tivemos uma maior atuação dos profissionais do Direito no Brasil e no mundo”, afirma.
 
Você vai saber como funciona a outorga do uso dos recursos hídricos no Brasil, que é a permissão dada pela ANA para o direito do uso da água. A estudante Tarcila Moura, que também participa do programa, questiona as conseqüências de quem pratica o mal uso da outorga concedido pela Agência. “Existem várias penas, que vão desde a perda da outorga, às penalidades previstas na lei de crimes ambientais”, explica Reginaldo.
 
O programa mostra ainda as dicas de livros para quem quer ficar atualizado neste ramo do Direito. Uma das obras que o Reginaldo indica é o Direito de Águas no Brasil, de Cid Tomanik Pompeu. “Esse é o primeiro autor que conseguiu abranger todo esse arcabouço, esse conjunto de normas do Direito de Águas. Ele aborda desde o Código Civil de 1916, passando pelo Código de Águas, as conferências de Estocolmo e Dublin, a Constituição Federal, até chegar ao Sistema Nacional de Meio Ambiente”, justifica a indicação.
 
Você não pode perder: o Carreiras vai ao ar toda quinta-feira, às 18h. Horários alternativos: sexta-feira, 13h30; sábado, 22h; e segunda-feira, 22h30.
 
O programa também pode ser visto na internet em www.youtube.com/stf.
 
 
Clique aqui para acessar:
 
 
 

 
Livros Indicados:
 
DIREITO DE ÁGUAS NO BRASIL
Cid Tomanik Pompeu
 
RECURSOS HÍDRICOS: DIREITO BRASILEIRO E INTERNACIONAL
Paulo Affonso Leme Machado
 
DIRIETO AMBIENTAL BRASILEIRO
Paulo Affonso Leme Machado
 
 
Texto:Fonte: TV Justiça - Programa Carreiras