Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Acordo incentiva o uso racional de água por meio da cultura

Acordo incentiva o uso racional de água por meio da cultura

por ASCOM/ANA publicado 15/10/2007 23h00, última modificação 14/03/2019 16h36
Água e cultura têm tudo a ver. Prova disto é que nesta quarta-feira, 17/10, às 11h, no Ministério da Cultura, o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, e o secretário-executivo do Ministério da Cultura (MinC), João Luiz Ferreira, assinarão um acordo de cooperação técnic
Água e cultura têm tudo a ver. Prova disto é que nesta quarta-feira, 17/10, às 11h, no Ministério da Cultura, o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, e o secretário-executivo do Ministério da Cultura (MinC), João Luiz Ferreira, assinarão um acordo de cooperação técnica entre as instituições. O objetivo é implementar ações conjuntas sobre a Agenda Cultural da Água, as quais transmitam valores e sensibilizem a sociedade brasileira sobre a importância da água, por meio de manifestações artísticas e culturais.

O acordo prevê que a ANA e o MinC realizem iniciativas, como: difundir as manifestações artísticas e culturais sobre a água na cultura brasileira; divulgar – por meio eletrônico e de TVs educativas – as manifestações sobre a água na cultura e nas artes; além de fazer levantamentos de acervos sobre água em museus e incentivar projetos que implementem a dimensão cultural na gestão de recursos hídricos.

O acordo, que está no âmbito da Década Brasileira da Água, terá uma duração de cinco anos, prorrogável ou alterável por Acordo Aditivo.

Década Brasileira da Água

Em 22 de março de 2005, o presidente Lula instituiu a Década Brasileira da Água, que terminará em 2015. O objetivo da Década é promover e intensificar a formulação e implementação de políticas, projetos e programas relativos à gestão e ao uso racional da água.

Portal Água e Cultura

Dentro do sítio da ANA existe uma seção destinada ao tema Água e Cultura. Na página o internauta pode encontrar um acervo em que há a relação entre a água e a palavra, as artes, as tradições religiosas e a produção acadêmica e técnica. O visitante também pode contribuir para a ampliação do acervo, enviando sugestões de links relativos ao tema.