Você está aqui: Página Inicial > Notícias antigas > Aberto curso inserido no programa Produtor de Águas do Guariroba

Aberto curso inserido no programa Produtor de Águas do Guariroba

por Fonte: Portal MS publicado 17/05/2010 00h00, última modificação 14/03/2019 16h41
Como parte integrante do processo de implantação do programa Produtor de Água na bacia do Córrego Guariroba, foi aberto nesta segunda-feira (17.05), a capacitação técnica para conservação da água e do solo. Na solenidade de abertura, o prefeito Nelson Trad Filho foi representado pelo titular da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Marcos Cristaldo.
Para as aulas teóricas, a prefeitura conta com a parceria da concessionária dos serviços de água e esgoto Águas Guariroba, que cedeu seu auditório para o curso.
 
Como parte integrante do processo de implantação do programa Produtor de Água na bacia do Córrego Guariroba, foi aberto nesta segunda-feira (17.05), a capacitação técnica para conservação da água e do solo. Na solenidade de abertura, o prefeito Nelson Trad Filho foi representado pelo titular da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Marcos Cristaldo. Para as aulas teóricas, a prefeitura conta com a parceria da concessionária dos serviços de água e esgoto Águas Guariroba, que cedeu seu auditório para o curso.
 
O curso é ministrado pelo professor Fernando Falco Pruski, da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. “Vamos apresentar técnicas de combate à erosão, como conservar a produção de águas e como garantir o aumento da disponibilidade da águas no período de estiagem”, informou o palestrante sobre os temas que pretende abordar durante as aulas para demonstrar a importância da conservação e preservação dos recursos hídricos.
 
Marcos Cristaldo informou que o curso está sendo financiado pela ANA (Agência Nacional de Águas). “Com este curso, nos vamos capacitar todos os técnicos, produtores e entidades ligadas à conservação dos recursos hídricos. Após o curso, vamos fazer os trabalhos de campo que são: recuperação da mata ciliar, cercamento das fazendas, recuperação das estradas e recuperação do solo”, pontuou.
 
O diretor executivo da Águas Guariroba, José João Fonseca, participou da abertura do curso e elogiou os trabalhos de preservação dos recursos hídricos. “Esta ação é muito importante para Campo Grande e, principalmente, para nós da Águas que abastecemos mais de 700 mil habitantes”, comentou.
 
Durante o evento, a Promotora de Justiça do Meio Ambiente destacou que a recuperação da Área de Proteção Ambiental Guariroba (Apa Guariroba) é um dos trabalhos mais importantes que está sendo feito na região. “O curso permitirá que os técnicos e produtores tomem conhecimento das necessidades e dos trabalhos que deverão ser feitos no solo. Cada região tem um tipo de solo, daí a necessidade do curso e do estudo. Com o curso, todos os técnicos falarão a mesma língua e isto facilitará os trabalhos”, frisou.
 
Participam do curso: Prefeitura Municipal de Campo Grande representada pela Semadur, Sedesc, Seintrha e CMMA; Governo do Estado de Mato Grosso do Sul representado pelo Imasul, Agraer, MPE e ZEE Governo Federal representado pela ANA, Ibama e CEF; instituições de ensino representadas pela UFMS, UCDB e Uniderp/Anhanguera. A iniciativa privada está representada pela Águas Guariroba e pela Transportadora Brasileira de Gás - TBG; organizações não governamentais representadas pela Associação de Recuperação e Conservação da Bacia do Córrego Guariroba.
 
Texto:Fonte: Portal MS