A Agência Nacional de Águas (ANA) apresenta:

Atlas Irrigação

Uso da Água na Agricultura Irrigada

O Atlas Irrigação é o resultado do empenho da ANA em fornecer uma nova base técnica com informações relevantes sobre a agricultura irrigada brasileira na sua interface com os recursos hídricos, subsidiando tomadas de decisão com vistas à segurança hídrica e à garantia dos usos múltiplos da água.
Aqui você encontrará os principais destaques da publicação, que poderá ser acessada por meio do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH).

O Atlas Irrigação

A irrigação é o maior uso da água no Brasil e no mundo e tem sido objeto de estudos próprios da ANA ou em parceria com a Conab e a Embrapa.

O Atlas Irrigação sistematiza, uniformiza e amplia esses esforços recentes, apresentando uma retrospectiva, um panorama atual e uma visão de futuro sobre a agricultura irrigada brasileira, com foco no levantamento de áreas irrigadas, no potencial de expansão e no uso da água.

Como a atividade é dinâmica, o aprimoramento e a atualização dos dados e das análises permanecem como ação contínua.

O que é irrigação?

  • O que é
  • Como funciona
  • Métodos e Sistemas
  • Vantagens
Saiba mais sobre irrigação

Você conhece
os tipos de irrigação mais utilizados no País?

Considerando as principais culturas irrigadas e sistemas de irrigação no Brasil, o Atlas subdivide a agricultura irrigada em quatro grandes grupos. Para cada divisão foi usada uma estratégia de análise diferente.

Arroz inundado

O arroz é produzido majoritariamente no sistema de inundação (método superficial).

Área atual: 1,54 milhão de hectares (22,0%)

Cana-de-açúcar

A cana é irrigada principalmente pelo método de aspersão por carretéis enroladores (hidro roll), por sistemas lineares e por pivôs centrais.

Área atual: 2,07 milhões de hectares (29,5%).

Pivôs centrais

Considera as demais culturas (exceto arroz e cana) irrigadas em sistema de pivô central (método por aspersão). Destaca-se neste sistema a produção de grãos, em especial algodão, feijão, milho e soja.

Área atual: 1,40 milhão de hectares (19,9%)

Outros

Considera as demais culturas irrigadas por outros sistemas de irrigação, não contempladas nos grupos anteriores. Inclui a irrigação de pastagens, flores, café, hortaliças, legumes, frutas e grãos que, em grande medida, estão associadas com os métodos por aspersão e localizado.

Área atual: 2,00 milhões de hectares (28,6%)

Áreas irrigadas no Brasil

Evolução e situação atual

Área irrigada por região

Passe o mouse sobre as regiões para saber mais detalhes.

Potencial de
expansão da irrigação

As análises de potencial da agricultura irrigada reúnem variáveis explicativas para apontar áreas passíveis de expansão. Fornecem perspectivas e direcionamento tanto para o setor privado quanto para as políticas públicas. No Atlas Irrigação são apresentados indicadores de potencial de expansão total e efetivo, além de uma projeção para 2030 indicando quanto do potencial pode ser aproveitado.

Uso da água

A agricultura irrigada necessita de água em quantidade e boa qualidade.

A irrigação é o maior uso da água no Brasil, responsável por 46% das retiradas nos corpos hídricos e por 67% do consumo (água que não retorna diretamente).

Do ponto de vista do uso racional da água, exigências legais e instrumentos de gestão, como a outorga de direito de uso de recursos hídricos (autorização de uso), fomentam a sustentabilidade da atividade, o aumento da eficiência e a consequente redução do desperdício.




Uso nas regiões e por grupo

Contato

Agência Nacional de Águas - ANA

Setor Policial, Área 5, Qd. 3, Bloco M
CEP: 70610-200
Brasília (DF)

SIA Trecho 4, Lote 370
CEP: 71200-041
Brasília (DF)

Imprensa

Release Atlas Irrigação
PDF 696KB

imprensa@ana.gov.br | (61) 2109-5129

Voltar