Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba

Depois de 20 anos de esforços e muita mobilização da sociedade, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba (CBH Parnaíba) foi instituído pelo Presidente da República por meio do Decreto nº 9.335, de 5 de abril de 2018.

A Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, somada à área de drenagem do Delta do Parnaíba, abrange uma área de 333.952 km², dos quais 20% estão inseridos no Estado do Maranhão, 75% no Piauí e 5% no Ceará, onde vivem cerca de 5 milhões de habitantes. São 277 municípios sendo 223 piauienses, 35 maranhenses e 19 cearenses.

Entre os múltiplos usos da água na bacia, destacam-se: a geração de energia elétrica (barragem de Boa Esperança); a irrigação (Tabuleiros Litorâneos e Platôs de Guadalupe); e o abastecimento humano. Dentre os principais afluentes do rio Parnaíba, destacam-se: o rio Balsas, o rio Gurguéia, o rio Uruçuí Preto, o rio Poti. Nos inúmeros rios intermitentes existentes, principalmente na porção semi-árida da bacia, barragens e açudes garantem o fornecimento de água às populações.