Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Auditorias > Auditoria Interna

Auditoria Interna

A Auditoria Interna Governamental, de acordo com a Instrução Normativa SFC/CGU nº 03/2017, é uma atividade independente e objetiva de avaliação e de consultoria, desenhada para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. Deve buscar auxiliar as organizações públicas a realizarem seus objetivos, a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos.

A Unidade de Auditoria Interna (AUD) da Agência Nacional de Águas (ANA) constitui uma das unidades de suporte à Diretoria Colegiada. Seus trabalhos estão sujeitos à orientação normativa e supervisão técnica da Controladoria-Geral da União (CGU) e visam, primordialmente, ao fortalecimento da gestão e à racionalização das ações de controle da Agência.

As competências da AUD estão dispostas no Regimento Interno da ANA. Uma delas é a elaboração do Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT), documento que define os trabalhos prioritários a serem realizados no período objeto do plano, e do Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT), contendo os resultados dos trabalhos de auditoria do exercício anterior. Ambos os documentos são submetidos à Diretoria Colegiada da ANA e à CGU.

Acesse o Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT) para conhecer os resultados dos trabalhos da AUD.