Centro de Documentação > Serviços >> Biblioteca

Catálogo de Publicações:

Atualizado em 15/04/2005

 

 Gestão dos resíduos sólidos urbanos nas vizinhanças dos rios Miranda e Apa: síntese executiva.

Resultado das atividades desenvolvidas pelo Subprojeto 3.4 – Gerenciamento Ambiental Urbano nas Vizinhanças dos rios Miranda e APA , MS – que teve por objetivo proporcionar a atuação integrada dos municípios para a melhoria da gestão ambiental nas áreas urbanas localizadas na bacia dos rios Miranda e Apa. As demandas ambientais geradas pelos resíduos sólidos urbanos nas cidades são problemas permanentes, ocasionados por ausência de planejamento e despreparo dos municípios. As informações contidas nesta publicação buscam tornar público o desenvolvimento dos trabalhos, bem como disponibilizar as informações obtidas, subsidiando as tomadas de decisões na adoção de medidas para a conservação ambiental urbanas, capazes de contribuir para a definição de propostas viáveis de desenvolvimento sustentável.

Localização: Acervo da Biblioteca da ANA.

 

ANA - Agência Nacional de Águas. --- Brasília: ANA, 2005.

 Folheto de apresentação da Agência, sua missão, principais ações, programas e projetos.

 

Localização: Acervo da Biblioteca da ANA.

 

Programa de ações estratégicas para o gerenciamento integrado do Pantanal e bacia do Alto Paraguai: síntese executiva. --- Brasília: ANA; GEF; PNUMA; OEA, 2005. 64 p.

Apresenta os antecedentes e o processo de preparação do Programa de Ações Estratégicas (PAE) e as principais características fisiográficas, hidroclimáticas e naturais da região. Mostra os aspectos socioeconômicos e as ações antrópicas no contexto do desenvolvimento da bacia. Descreve o programa com seus componentes e atividades. Trata dos investimentos necessários e do cronograma para a implementação do PAE.

Localização: Acervo da Biblioteca da ANA.

 

Programa de acciones estratégicas para la gestión integrada del Pantanal y de la cuenca del Alto Paraguay: versión español. --- Brasília: ANA; GEF: PNUMA; OEA, 2005. 1 Fita VHS-NTSC (23 min.).

Vídeo contendo a apresentação do Programa de Ações Estratégicas para o Gerenciamento Integrado do Pantanal e Bacia do Alto Paraguai. Apresenta a estrutura, os principais resultados do diagnóstico analítico da bacia, as ações estratégicas do PAE, como os benefícios globais e as lições aprendidas. Versão em espanhol.

Localização: Acervo da Biblioteca da ANA.

Programa de acciones estratégicas para el manejo integrado de la cuenca del río São Francisco y de su zona costera: versión español. --- Brasília: ANA; GEF: PNUMA; OEA, 2005. 1 Fita VHS-NTSC.

Mostra de forma resumida os resultados do Diagnóstico Analítico da Bacia e sua Zona Costeira – DAB e o Programa de Ações Estratégicas para o Gerenciamento Integrado da Bacia do São Francisco e da Zona Costeira – PAE, assim como os benefícios globais e suas lições aprendidas.

Localização: Acervo da Biblioteca da ANA.

Strategic action program for the integrated management of the Pantanal and the upper Paraguay river basin: english version: VHS NTSC. --- Brasília: ANA; GEF; UNEP; OAS, 2005. 1 Fita de vídeo. (23 min.).

Vídeo contendo a apresentação do Programa de Ações Estratégicas para o Gerenciamento Integrado do Pantanal e Bacia do Alto Paraguai. Apresenta a estrutura, os principais resultados do diagnóstico analítico da bacia, as ações estratégicas do PAE, como os benefícios globais e as lições aprendidas. Versão em inglês.

Localização: Acervo da Biblioteca da ANA.

Strategic action program for the integrated management of the São Francisco river basin and its coastal zone: english version. --- Brasília: ANA; GEF; UNEP; OAS. 2004. 1 Fita VHS-NTSC.

Mostra de forma resumida os resultados do Diagnóstico Analítico da Bacia e sua Zona Costeira – DAB e o Programa de Ações Estratégicas para o Gerenciamento Integrado da Bacia do São Francisco e da Zona Costeira – PAE, assim como os benefícios globais e as lições aprendidas.

Localização: Acervo da Biblioteca da ANA.

Strategic action program for the integrated management of the Pantanal and the upper Paraguay river basin: executive summary. --- Brasília: ANA; GEF; UNEP; OAS, 2005. 64 p.

Apresenta os antecedentes e o processo de preparação do Programa de Ações Estratégicas (PAE) e as principais características fisiográficas, hidroclimáticas e naturais da região. Mostra os aspectos socioeconômicos e as ações antrópicas no contexto do desenvolvimento da bacia. Descreve o programa com seus componentes e atividades. Trata dos investimentos necessários e do cronograma para a implementação do PAE.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.

 

Plano decenal de recursos hídricos da bacia hidrográfica do rio São Francisco – PBHSF (2004-2013): resumo executivo. --- Brasília: ANA; GEF; PNUMA;OEA, 2004. 1 CD-ROM.

Visa a estabelecer e a viabilizar, por meio de uma agenda transversal entre órgãos da administração pública, um conjunto de ações regulatórias e programas de investimentos com os seguintes objetivos: implementar o SIGRHI – Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Bacia; estabelecer diretrizes para a alocação e uso sustentável dos recursos hídricos na Bacia; definir a estratégia para revitalização, recuperação e conservação hidroambiental da Bacia; propor programa de ações e investimentos em serviços e obras de recursos hídricos, uso da terra e saneamento ambiental.

Localização: Acervo da Biblioteca da ANA.

 

GEF Alto Paraguai: implementação de práticas de gerenciamento integrado da bacia hidrográfica do Alto Paraguai – Pantanal. --- Brasília: ANA; GEF: PNUMA; OEA, [2003]. 1 CD-ROM.

CD-Rom sobre o Pantanal e a bacia do Alto Paraguai. Divulgação do Projeto de Implementação de Práticas de Gerenciamento Integrado da Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai e suas ações.

 Localização: Acervo da Biblioteca da ANA.

 

Agência Nacional de Águas – ANA. --- Brasília: ANA; PROÁGUA; MMA; Banco Mundial; UNESCO, 2001. 1 Fita de vídeo ( 22 min.)

 Vídeo institucional sobre a Agência Nacional de Águas e sua missão.

Localização: Acervo da Biblioteca da ANA.

 

Planejamento e gerenciamento de lagos e represas: uma abordagem integrada ao problema de eutrofização. --- Osaka: UNEP-IETC; IIE; PROÁGUA; Banco Mundial; UNESCO; ANA, 2001. 385 p. (IETC Technical Publication Series; 11).

Trata do problema de eutrofização de lagos e reservatórios, focalizando suas causas, conseqüências, soluções e prognósticos, mediante uma abordagem integrada.

Localização: Acervo da Biblioteca da ANA.

Guia para elaboração de relatórios parciais e finais de consultoria: instruções gerias, modelos e exemplos. --- Brasília: ANA; GEF: PNUMA; OEA, 2005.

 O volume de informações no âmbito dos relatórios de consultoria dos Projetos GEF São Francisco e GEF Pantanal Alto / Paraguai, gerou a necessidade do estabelecimento de normas, critérios e procedimentos para a elaboração e a apresentação de relatórios parciais e finais de consultoria. O presente Guia constitui instrumento de orientação e consulta para coordenadores de projetos, consultores e demais profissionais incumbidos da responsabilidade de coordenar e elaborar documentos técnicos, bem como aqueles que têm a responsabilidade de sua  divulgação.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.

Manual de preenchimento da Ficha de Cadastro de Barragem: Proágua Semi-árido. --- Brasília: ANA; JBIC; Proágua, 2005.

 O Ministério da Integração Nacional juntamente com a ANA está implementando ações para prevenir ou minimizar os riscos de acidentes com barragens em todo país. Uma dessas ações consiste na identificação e cadastramento das barragens, concluídas ou em construção, visando permitir o permanente e sistemático da situação de sua segurança. Com este objetivo, órgãos da administração federal, estaduais e municipais e agentes da iniciativa privada participam do processo de cadastramento e avaliação da situação das construções. As informações sobre as barragens estão sendo organizadas em um banco de dados e orientarão a adoção de providência para a melhoria da segurança das obras. Para o diagnóstico da situação o MI sugere a adoção das fichas de Inspeção de Barragens. As instruções estão contidas neste manual.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.

Workshop Internacional Água e Petróleo: integração e sustentabilidade na Bacia Amazônica, 2004, Manaus . --- MAnaus: ANA; OTCA; FVG; SUFRAMA, 2004. 1 DVD;1 VCD

O uso da água e do petróleo na região amazônica ,com foco nas questões ambientais e de recursos hídricos, foi  o tema debatido no Workshop Internacional Água e Petróleo. Com esse evento foi dado o primeiro passo rumo à gestão integrada dos recursos hídricos da Bacia Amazônica, ação prevista pela Organização do Tratado da Bacia Amazônica. Outro objetivo foi avaliar as interações entre os diversos usos da água e o setor de petróleo e gás – especialmente, em relação aos eventos críticos, às tecnologias para uso racional da água, ao acesso e à democratização da informação, à cidadania e responsabilidade sócio-ambiental.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.

Programa de ações Estratégicas para o Gerenciamento Integrado do Pantanal e da Bacia do Alto Paraguai: relatório final. ---Brasília: ANA; GEF; PNUMA; OEA, 2004

O relatório resume novos conhecimentos científicos e técnicos sobre a região e apresenta recomendações de ações com seus custos associados, todos de forma condensada, servindo para o uso de autoridades, tomadores de decisão e de todos os demais interessados no desenvolvimento sustentável do Pantanal e da Bacia do Alto Paraguai. Editado em português e inglês.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.

MANUAL de orientação do facilitador: TEEP– Tocantins, Energia, Educação e Participação. 2. ed. rev. e ampl. Palmas: Instituto Ecológica, 2003.

O TEEP é um programa de informação e capacitação de técnicos de instituições públicas / privadas e líderes locais de comunidades, para uma participação mais efetiva nos processos de planejamento da implantação de projetos de desenvolvimento. O presente trabalho é destinado aos multiplicadores do referido programa. O conteúdo do manual está dividido em módulos, com instruções detalhadas de como aplicar / desenvolver cada um deles.

Entidades de apoio: ANA, USAID, Institute of International Education

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.

Plano Operativo Anual – POA 2005: PROÁGUA semi-árido. [Brasília]: ANA, MMA, 2004.

As ações previstas no POA/2005, foram definidas a partir de demandas dos usuários atuais e futuros dos recursos hídricos, formuladas diretamente pelas entidades executoras estaduais ou federais, conforme o caso.


Localização: acervo da Biblioteca da ANA.


Oficina de Capacitação: o estado da arte do reuso de água no Brasil. --- Brasília: ANA, Superintendência de Tecnologia e Capacitação – STC, 2004.

Reúne as apresentações em Power Point das palestras realizadas durante a Oficina de Capacitação sobre reúso da água, realizada pela Superintendência de Tecnologia e Capacitação da ANA no período de 24 a 26 da novembro de 2004.


Localização: acervo da Biblioteca da ANA.


Bacia do rio Paraíba do Sul: livro da bacia. Brasília: CEIVAP, ANA, 2001.

Sintetiza is diversos estudos em que foi objeto a bacia hidrográfica  do rio Paraíba do Sul, disponibilizando as informações que permitem fazer um balanço da ocupação do solo, da oferta e demanda de água, do saneamento, da qualidade dos enquadramentos dos corpos hídricos, além de trazer o  programa de investimentos e a organização institucional que alicerçam a atuação na Bacia. A situação encontrada reflete o processo da acelerada industrialização e urbanização experimentado pelo país no século passado e, por outro lado o reconhecimento tardio da degradação ambiental e dos custos sociais deste crescimento.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.


Strategic Action Program for the Integrated Management of the São Francisco River Basin and its Coastal Zone - SAP : final report. --- Brasília: GEF, 2004.

Este relatório é o resultado de um esforço conjunto, do governo brasileiro, do Fundo para o Meio Ambiente Mundial - GEF, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA, da Organização dos Estados Americanos - OEA, voltado para aprimorar o conhecimento, solucionar conflitos e revitalizar a bacia hidrográfica do Rio São Francisco e da sua zona costeira. Resume informações básicas e propositivas de forma condensada e serve paro uso de autoridades e tomadores de decisão e de todos os interessados no desenvolvimento sustentável da referida bacia.


Conservação e reuso de água: manual de orientações para o setor industrial / FIESP,CIESP, ANA --- [São Paulo]: FIESP, [2004]. v. 1

Elaborado principalmente para as unidades industriais já implantadas, e em operação, o principal objetivo deste  manual é apresentar as etapas envolvidas na implantação de um Programa de Conservação e Reúso de Água. Considerando que cada solução é específica e exclusiva em função das diversas atividades consumidoras, processos e procedimentos envolvidos, em cada caso deverão ser avaliados os equipamentos e tecnologias mais apropriados dentre as opções existentes.

Cuarein --- Brasília: Agência Nacional de Águas, Superintendência de Informações Hidrológicas, 2004.  1 CD-ROM

Reúne diversos arquivos  de trabalhos realizados pela ANA na Bacia do Rio Cuarein

.

 

Mexilhão dourado. --- Brasília: Agência Nacional de Águas, Superintendência de Informações Hidrológicas, 2004. 1 CD-ROM

Este CD contém informações sobre o Mexilhão Dourado. Notícias veiculadas em jornais, trabalhos feitos pela Superintendência de Informações Hidrológicas, trabalhos técnicos diversos, Força Tarefa Nacional – MMA, Curso de capacitação realizado no CETEC MG – 2004.

 

Relatório de gestão 2003. --- Brasília: Agência Nacional de Águas, 2004.

Apresenta as realizações da Agência Nacional de Águas, por área temática de atuação, destacando as principais ações que mobilizaram o empenho da Agência em 2003.


Localização: acervo da Biblioteca da ANA.

Agricultura Irrigada 

Agricultura irrigada e o uso racional da água. --- Brasília: Agência Nacional, Superintendência de Conservação de Água e Solo, 2004.

Aborda de forma sucinta os pontos mais importantes que se referem à irrigação como técnica e à agricultura irrigada. Trata de dos temas: irrigação como agronegócio, balanço hídrico na agricultura, disponibilidade de água em quantidade e qualidade, implicações da Lei 9.433/97 e os principais instrumentos de gestão como a outorga e a cobrança pelo uso da água, a seleção e a escolha do método e o sistema de irrigação, o dimensionamento do sistema e equipamentos de irrigação, os sistemas de produção e custos e as questões ambientais e de sustentabilidade dentre outros.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.

 

Atlas do abastecimento de água no Estado do Piauí: abastecimento de sedes municipais com menos de 5.000 habitantes. --- Brasília: ANA / SAS, 2004. 1 CD


A gestão efetiva, descentralizada e participativa dos recursos hídricos é o grande desafio do Estado do Piauí, por ser altamente diversificado ecologicamente, apresentando desde regiões semi-áridas, com precipitações anuais inferiores a 400 milímetros, até ecossistemas pré-amazônicos com rios perenes e altas taxas de precipitação. A água vem sendo, cada vez mais, reconhecida como insumo básico para o desenvolvimento econômico-social da sociedade. É imprescindível conhecer bem esse insumo para geri-lo adequadamente. Esta publicação é o resultado de um trabalho em parceria da SEMAR/ PI e a ANA cujos objetivos são: inventariar a situação de oferta de água bruta em 171 sedes municipais, identificar alternativas técnicas para atender às futuras demandas da população e reunir informações sobre as condições atuais de abastecimento humano por meio da coleta de dados primários e secundários, visando indicar soluções simplificadas e adequadas à realidade hídrica de cada sede municipal.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.

Programa de Ações Estratégicas 

Programa de Ações Estratégicas para o Gerenciamento Integrado da Bacia do Rio São Francisco e da sua Zona Costeira: relatório final. --- Brasília: GEF, 2004.

Este relatório é o resultado de um esforço conjunto, do governo brasileiro, do Fundo para o Meio Ambiente Mundial - GEF, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA, da Organização dos Estados Americanos - OEA, voltado para aprimorar o conhecimento, solucionar conflitos e revitalizar a bacia hidrográfica do Rio São Francisco e da sua zona costeira. Resume informações básicas e propositivas de forma condensada e serve paro uso de autoridades e tomadores de decisão e de todos os interessados no desenvolvimento sustentável da referida bacia.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.

 

Água: riqueza das Américas= water the wealth of the Américas. Produção: TDA Desenho e Arte Ltda --- [Brasília]: ANA, GEF, PNUMA, OEA, JAWA, [2003]. 1 DVD

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.

A Articulação no Semi-árido vai mudar o Sertão 

A Articulação no semi-árido vai mudar o sertão / Arnaud, Arno. --- [Recife]: ASA, [2003?].


(Esta publicação teve o apoio de várias instituições e da ANA)
Em forma de literatura de cordel fala sobre a Articulação no Semi-árido Brasileiro (ASA), seus objetivos, onde e como atua.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.

Atlas da Bacia do Rio das Velhas. --- Belo Horizonte, CBH Rio das Velhas, 2003.


Constitui um acerv0o de informações de extrema importância não só para a gestão da bacia mas, sobretudo, para aqueles que lutam pela sustentabilidade ambiental. O Rio das Velhas é o mais extenso e importante afluente do rio São Francisco.
(Apoio: ANA, SRH, MMA).

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.

Cisterna de Placas

Cisterna de Placas: importância e cuidados / Rogaciano Oliveira.--- [Recife]: ASA, [2003].


(Esta publicação teve o apoio de várias instituições e da ANA).
Usando a literatura de cordel divulga sobre a proposta da construção de um milhão de cisternas de placas no semi-árido nordestino.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.


O Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco. [S.l.] : Instituto Manoel Novaes: MMA: ANA, [2003]. 50p.

Registra o processo de mobilização desenvolvido na bacia por técnicos, representantes de entidades públicas e da sociedade civil, tendo em vista a gestão dos recursos hídricos.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.

Diagnóstico do fluxo de sedimentos em suspensão na bacia Araguaia-Tocantins / Jorge Enoch Furquim Werneck Lima ... [et. al]. --- Brasília: Embrapa Cerrados, ANEEL, ANA, 2003.

Este estudo teve por objetivo avaliar e divulgar dados referentes ao comportamento hidrossedimentológico da Bacia dos Rios Araguaia e Tocantins, por meio da análise do fluxo de sedimentos em suspensão nas estações fluviométricas da rede hidrométrica nacional, sob a gestão da ANA.


Localização: acervo da Biblioteca da ANA.


O Estado das Águas no Brasil 2001-2002 / Brasília: ana, 2003. Marco Aurélio Vasconcelos de Freitas, organizador.

Em face as rápidas mudanças que vêm ocorrendo no setor de recursos hídricos no Brasil e da necssidade de transparência e conhecimento em relação ao que se está fazendo para melhorar as condições hídircas do país, a ANA, contando com a parceria de diversas instituições e técnicos traz a público este livro.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.

Imagem não disponível 

Exposição água, conhecimento e sociedade: catálogo de projetos. --- Brasília: ANA, 2003.

Apresenta uma pequena amostra de projetos científicos, educacionais e comunitários que foram apoiados por diversas instituições nacionais e internacionais. Esses projetos abrangem a gestão das bacias hidrográficas, o monitoramento da quantidade e da qualidade da água, a reutilização de águas servidas, aspectos do saneamento básico, aplicações tecnológicas no Semi-árido nordestino, além de projetos bem sucedidos na área de educação ambiental.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.

Governabilidade dos recursos hídricos no Brasil: a implementação dos instrumentos de gestão na Bacia do Rio Paraíba do Sul / organizado por Dilma Seli Pena, colaboração Rosa Maria Formiga Johnsson. --- Brasília: Agência Nacional de Águas, 2003.

Dividido em quatro capítulos, o livro aborda a organização institucional e os desafios da gestão de recursos hídricos, as características e o histórico de gestão no Paraíba do Sul, o pacto de gestão entre a ANA, o Ceivap e os órgãos gestores e a implantação dos instrumentos de gestão na Bacia do Rio Paraíba do Sul.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.

Manual de padronização das publicações da Agência Nacional de Águas. --- Brasília: ANA, Secretaria Geral, 2003.

Elaborado com base nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e na publicação Editoração de publicações Oficiais brasileiras, constitui um instrumento de consulta destinado aos autores e aos demais profissionais da ANA, responsáveis pela geração de produtos editoriais.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.

Mãos à obra

Mãos à obra. --- Recife: ASA, 2003. (Série de manuais ASA, Articulação no Semi-árido Brasileiro para o P!MC, Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semi-árido: um Milhão de Cisternas Rurais, 2).

(Esta publicação teve o apoio de várias instituições e da ANA).


Explica, de maneira fácil, como construir uma cisterna de placas em 10 "passos", e em poucos dias. Orienta desde a escolha do local até o acabamento da cisterna, e que cuidados devem ser tomados para manter a água sempre limpa.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.

P1MC

P1MC: Programa de Formação e Mobilização Social para A Convivência com o Semi-árido: um milhão de cisternas rurais: revisado em 2002. --- [Recife]: ASA, [2003?]. --- Recife: ASA, 2003. (Série de manuais ASA, Articulação no Semi-árido Brasileiro para o P!MC, Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semi-árido: um Milhão de Cisternas Ruarais, 1).
(Esta publicação teve o apoio de várias instituições e da ANA).

No semi-árido brasileiro, a escassez de água para o consumo humano ainda é um drama social. O trabalho de diversas organizações da sociedade civil vêm mostrando, na prática, que é possível mudar esse quadro. Existem muitas experiências bem-sucedidas de captação de água de chuva por meio de cisternas rurais. A proposta apresentada pelo P1MC é a ampliação das experiências das organizações sociais e contribuir, por meio de um processo educativo, para a transformação social, visando a preservação, o acesso, o gerenciamento e a valorização da água como um direito essencial da vida.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.


Relatório de gestão 2002. Brasília: ANA, 2003. 99p.

O relatório, referente ao ano de 2002, está estruturado de acordo com os grandes temas que mobilizaram o esforço da Agência no período, para o cumprimento de suas atribuições.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.


Taquari: the plight of a river. Produção: TDA - Desenho e Art.--- Brasília: ANA,GEF,PNUMA,OEA, [2003?]. 1 DVD.

O documentário enfoca as agressões ambientais que atingem o principal formador do Pantanal brasileiro, o rio Taquari. São problemas que têm sua origem ainda no Planalto Central onde processos erosivos graves geram sedimentos em quantidade, que alcançam o rio, reduzem sua profundidade e tornam-se agentes da abertura dos "arrombados", que modificam o pulso do sistema hidrológico, característico do Pantanal e ameaçam a planície pantaneira. Além disto o vídeo defende o ponto de vista de que pe possível salvar o rio Taquari. Especialistas em manejo de solo e bacias hidrográficas destacam a importância do plantio direto para o combate à erosão.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.


Taquari: um rio em agonia. Produção: TDA - Desenho e Art.--- Brasília: ANA,GEF,PNUMA,OEA, [2003?]. 1 DVD.

O documentário enfoca as agressões ambientais que atingem o principal formador do Pantanal brasileiro, o rio Taquari. São problemas que têm sua origem ainda no Planalto Central onde processos erosivos graves geram sedimentos em quantidade, que alcançam o rio, reduzem sua profundidade e tornam-se agentes da abertura dos "arrombados", que modificam o pulso do sistema hidrológico, característico do Pantanal e ameaçam a planície pantaneira. Além disto o vídeo defende o ponto de vista de que pe possível salvar o rio Taquari. Especialistas em manejo de solo e bacias hidrográficas destacam a importância do plantio direto para o combate à erosão.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.

Vamos nos mobilizar. --- Recife: ASA, 2003. (Série de manuais ASA, Articulação no Semi-árido Brasileiro para o P!MC, Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semi-árido: um Milhão de Cisternas Ruarais, 1).
(Esta publicação teve o apoio de várias instituições e da ANA).


Explica o que é mobilização, como deve ser a mobilização e as vantagens da união de todos para a construção das cisternas no semi-árido nordestino proposta pelo P1CM.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.

Imagem não disponível 

Velho Chico : uma viagem pictórica (un viage pictórico) / Otoniel Fernandes Neto.--- Brasília: Governo Federal, ANA, GEF, PNUMA, OEA, 2003.


Otoniel Fernandes Neto, usando muita cor e poesia, leva o usuário deste livro a uma viagem pelo Rio São Francisco, desde a nascente nas montanhas de Minas Gerais, até sua foz nos Estados de Sergipe e Alagoas.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.

 

Água: um recurso ameaçado: vamos protegê-la por meio do manejo integrado de bacias hidrográficas / coordenação de Ênio Resende de Souza. Belo Horizonte: EMATER/MG, 2002.20 p.

Aborda, de forma didática, a escassez da água e o ciclo hidrológico, dando ênfase ao manejo integrado de bacias hidrográficas.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.

 

Agropolo Baixo Jaguaribe: informações básicas sobre o Plano Águas do Vale. [Fortaleza]: COGERH, SEAGRI/Ceará, ANA, [2002].

Expõe de maneira simples e breve o propósito do Plano Águas do Vale, que é voltado para a agricultura irrigada.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.

 

Atlas de obras prioritárias para a região semi-árida: Programa de Desenvolvimento Sustentável de Recursos Hídricos para o Semi-árido Brasileiro. Brasília: ANA, 2004. (Folder)

Traz uma síntese da proposta do estudo Atlas de Obras Prioritárias para a Região Semi-árida, que está inserido no contexto dos planos estratégicos da ANA. Destaca os principais focos do estudo, pré-concepção das obras, produtos gerados, área de abrangência, população.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.

 

Bacia hidrográfica do rio Mucuri: rumo ao Comitê. --- Nanuque: Comissão Pró-Comitê, [2002].

(A publicação contou com o apoio das seguintes instituições: ANA, SRH, IGAM, CONAGUA, MAM e Bahia Sul.

Folder ilustrado. Traz informações breves sobre as características do Rio Mucuri, histórico ambiental, o que é o Comitê de Bacia, formação e objetivo do Comitê.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.


Bacias de captação de enxurradas. [Belo Horizonte]: EMATER/MG, [200?]. 2p. (Folder)

Esclarece: a função, benefícios, localização, dimensão, forma de manutenção e outros cuidados das bacias de captação de enxurradas.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.


Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí: das nascentes em Minas Gerais até o Rio Tietê em São Paulo. [S.l.]: ANA, SEMAD, IGAM, SRHSO(SP), [200?]. 4p.

Apresenta de forma resumida as características gerais das bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.

Conservar o solo para proteger o rio

Conservar o solo para proteger o rio. Belo Horizonte: EMATER/MG, 2002.(Folder)

Material ilustrado, de forma didática, traz informações técnicas de conservação do solo, preservação e recuperação dos rios.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.


Evolução da organização e implementação da gestão de bacias no Brasil = evolución de la organización de la géstion de cuencas en Brasil. Brasília: ANA, 2002. 22p.

(Trabalho apresentado na Conferência Internacional de Órgãos de Bacia - CIOB, realizada em Madri no período de 4 a 6 de novembro de 2002). A partir da experiência da instalação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, mostra as estratégias desenvolvidas pela ANA na gestão de bacias hidrográficas de forma compartilhada, integrada, participativa e descentralizada.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.


A Evolução da gestão dos recursos hídricos no Brasil = The evolution of water resources management in Brazil. Brasília: Agência Nacional de Águas, 2002. 64p. ( Edição comemorativa do Dia Mundial da Água).

Registra a história da evolução do sistema de recursos hídricos brasileiro até a criação da ANA, e o processo de participação dos setores do governo, dos técnicos, dos usuários e da sociedade civil, que legitima e dá sustentabilidade ao sistema construído para ser descentralizado, integrado e participativo.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.


Introdução ao gerenciamento de recursos hídricos. 3. ed. Brasília: ANEEL, ANA, 2002. 327p.

Apresenta um panorama geral da questão do gerenciamento dos recursos hídricos no Brasil incluindo diretrizes relativas à preservação e uso racional da água.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.


Legislação básica. Brasília: ANA, 2002. 104p.

Textos de legislação relativos a: Política nacional de Recursos Hídricos, Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, criação e regimento interna da Agência Nacional de Águas (ANA), gestão e contratação de recursos humanos.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.


Overview of hydrographic regions in Brazil. Brasília:ANA, 2002. 1v. Material apresentado em 12 brochuras.

Cada uma descreve sinteticamente as características das seguintes regiões hidrográficas brasileiras: do Amazonas, Costeira do Norte, Tocantins, Costeira do Nordeste Ocidental, Costeira do Nordeste Oriental, do São Francisco, Costeira do Sudeste, Costeira do Sul, do Uruguai, do Paraná e do Paraguai.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.


Relatório de gestão 2001. Brasília: ANA, 2002. 51p. (Edição comemorativa do Dia Mundial da Água).

Apresenta o relatório das atividades desenvolvidas pela ANA, trazendo informações sobre a criação e instalação da Agência, elementos da estratégia da gestão em bacias hidrográficas, os programas avança Brasil, sob responsabilidade da ANA, sobre as ações em ciência, tecnologia e inovação, ações de capacitação e treinamento, informações sobre cooperação internacional, execução orçamentária e recursos humanos além de eventos, publicações, participação em colegiados e eventos internos.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.

Segurança Alimentar

Segurança Alimentar: cisternas rurais para famílias do semi-árido brasileiro. Brasília: ANA, 2002. (Folder).

Resumidamente expõe sobre o Programa de Cisternas Rurais no Nordeste, um programa que visa garantir a água para a segurança alimentar.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.


1 milhão de cisternas: para quem tem sede de uma vida melhor no semi-árido. [Fortaleza]: Catavento, [200?] (Folder).

Fala sobre o histórico, objetivos, vantagens, forma de gestão e o alcance social do Programa de Formação e Mobilização para Convivência com o Semi-árido: 1 milhão de cisternas rurais (PIMC).

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.


 

Água: o desafio para o próximo milênio. Brasília: MMA/SRH, ANA, 2001. 190p.

Transcrição do conteúdo das preleções do Seminário para discussão dos anteprojetos de lei sobre a criação da Agência Nacional de Águas e do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, realizado em Brasília, em 27 de julho de 1999 no Senado Federal.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.

 

ANA: missão, ações e desafios. Brasília: ANA, 2001. 18p.

Apresenta a trajetória da Agência Nacional de Águas, sua missão e os resultados do primeiro ano de trabalho.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.


Catchment Restoration Programme: PRODES. Catchment Restoration Programme Brazil 2001-2011. Brasília: ANA, PRODES, 2001. 6p.

Trata da situação dos recursos hídricos, da instituição do PRODES e da despoluição das bacias hidrográficas.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.


Despoluição de bacias: PRODES – Programa Despoluição de Bacias Hidrográficas. Brasília: ANA, PRODES, 2001. 6p.

Faz uma breve abordagem sobre a situação dos recursos hídricos no Brasil, a criação da ANA, instituição do PRODES e o desafio de despoluir as bacias hidrográficas.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.


Diagnóstico do fluxo de sedimentos em suspensão na Bacia do Rio São Francisco. Brasília: EMBRAPA, ANEEL, ANA, 2001.108p.

O estudo abrange toda a área da Bacia do São Francisco fornecendo uma visão sistêmica do fluxo de sólidos em suspensão naquele rio e nos seus principais afluentes, que contam com dados hidrossedimentométricos disponíveis e passíveis de análise.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.


Diagnóstico da situação do monitoramento da qualidade da água da Bacia do Prata em território brasileiro. Brasília: ANEEL, IBAMA, ANA, 2001. 88p.

Relatório do levantamento de informações para avaliação da qualidade das águas, da Bacia do rio do Prata.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.


Direito de águas: disciplina jurídica das águas doces / Maria Luiza Machado. São Paulo: Atlas, 2001. 245 p.

A base deste trabalho consiste na análise da legi slação brasileira sobre recursos hídricos visando avaliar a efetividade das novas normas, se elas constituem instrumento legal capaz de proteger e melhorar as condições de qualidade e quantidade das águas no Brasil.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.


Experiências de gestão de recursos hídricos. Brasília: MMA, ANA, 2001. 204p.

Reúne experiências em gestão de recursos hídricos em especial na região semi-árida brasileira, apontando razões técnicas para o sucesso e dificuldades de algumas iniciativas.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.


Hidrometria Aplicada. Curitiba: Lactec, 2001. 372p.

Apresenta conceitos de hidrologia. Aborda metodologias e técnicas de medição de vazão líquida e sólida em cursos de água, métodos de ajuste e extrapolação de curvas de descarga, procedimentos para instalação e manutenção de estações hidrométricas e técnicas de monitoramento em estuários e ambientes marinhos.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.


Oficina Temática: gestão participativa dos recursos hídricos: relatório final. Aracaju: PROÁGUA, ANA, 2001. 95p. (Trabalho apresentado no evento Oficina Temática, realizado nos dias 13, 14 e 15 de dezembro de 2000)

Aborda o processo de gestão participativa dos recursos hídricos principalmente na região semi-árida brasileira contemplando aspectos jurídicos e institucionais para implementação das políticas estaduais e instrumentos de gestão.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.


PROÁGUA: Subprograma de Desenvolvimento Sustentável de Recursos Hídricos para o Semi-árido Brasileiro. Brasília: Banco Mundial, PROÁGUA, ANA, 2001. 29p.

Apresenta algumas ações do PROÁGUA, que visam promover o uso racional e sustentável dos recursos hídricos, com ênfase na gestão participativa, e contribuir para que a escassez de água não impeça o desenvolvimento da região semi-árida brasileira.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.


Regiões hidrográficas do Brasil: caracterização geral e aspectos prioritários. Brasília: ANA, 2001. (Edição comemorativa do Dia Mundial da Água).

Apresentado em 12 fichas, cada uma traz os principais dados de uma determinada região hidrográfica, identificando aspectos prioritários sobre os recursos hídricos daquela região.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.

 

A água é um bem de todos/ Clotilde Tavares. 3. ed. --- [Natal]: Secretaria de Recursos Hídricos – RN, [s.d.].

Esta publicação contou com o apoio do Banco Mundial, PROÁGUA Semi-árido e ANA.

A autora fala, em versos, do valor da água, uso, desperdício, poluição, gestão dos recursos hídricos, outorga e cobrança. Literatura de cordel, muito interessate.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.

 

Água, um bem precioso. Natal: Secretaria de Recursos Hídricos/RN, [2000]. (Folder)

Esta publicação contou com o apoio do Banco Mundial, PROÁGUA Semi-árido e ANA. Orienta sobre o uso racional da água evitando o desperdício.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.


 A Água é um bem de todos

A água é um bem de todos. 3. ed. Natal: Secretaria de Recursos Hídricos/RN, (2000). (Folder)

Esta publicação contou com o apoio do Banco Mundial, PROÁGUA Semi-árido e ANA.

Informações resumidas, sobre oferta e uso da água, percentual da disponibilidade hídrica por região do Brasil, administração das águas.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.


Recursos hídricos e suporte tecnológico a projetos hidroagrícolas:... Viçosa: UFV, RURALMINAS, ANA, 2000 - .(Boletim Técnico, nº 1-) Conteúdo: --- n. 1 Sub-bacias dos rios Verde Grande, Pardo e Jequitaí em MG. -- n. 2 Bacia do rio Jequitinhonha. --- n.3 Bacia do rio Doce. --- n.4 Bacia do rio Paracatu. --- n.5 Bacia do Alto São Francisco. --- n. 6 Sub-bacias do Alto e Médio São Francisco.

Publicação em série, cada volume, referente a uma determinada bacia ou sub-bacia, apresenta informações consolidadas a respeito da regionalização de vazões, curvas de permanência, curvas de regularização, chuvas, intensas e outros dados.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.


Law nº 9,433 of january 8, 1997: National Water Resouce Policy. 2nd e. revised and update. Brasília: MMA/SRH, 1999.

Texto integral, da Lei n. 9.433 em inglês. Antecede o texto comentários sobre aspectos institucionais da gestão dos recursos hídricos no Brasil.

Localização: acervo da Biblioteca da ANA.